Empreendedorismo
Press Kit
O press kit, também chamado de media kit ou kit de imprensa, é um conjunto de materiais promocionais pré-criados de uma empresa ou organização. O seu objetivo é o mesmo de qualquer outro tipo de marketing realizado pela empresa – deve chamar a atenção de quem o consulta, deixar boa impressão e criar interesse para um posterior contacto.
Podendo ser criado como uma unidade física ou apenas digitalmente, na maior parte das vezes, o press kit serve para adereçar os media, podendo, no entanto, servir outros propósitos, como apresentar uma empresa/negócio a possíveis parceiros ou clientes.
Que elementos deve incluir
Há muitos itens que poderão integrar o seu press kit, dependendo da natureza da empresa, da situação particular a que se destina, da audiência e da sua utilização. Inclua apenas informação atual e relevante para o leitor.
Os seguintes elementos são comuns num press kit:
- Carta de Introdução (muito importante por gerar a 1ª impressão)
- Informação sobre a Empresa (história, perfil, equipa)
- Informação sobre produtos e serviços (características, opiniões sobre produtos, informação de vendas)
- Estatísticas específicas e com importância para o alvo
- Artigos de imprensa recentes (cópias de cobertura na imprensa)
- Press releases
- Ficheiros de áudio ou vídeo (entrevistas, discursos, performances, cobertura media)
- F.A.Q. (Frequently Asked Questions)
- Prémios recentes
Nota: se for escolhida uma apresentação do press kit em forma de dossier físico, recomenda-se, se possível, a inclusão complementar de um cd/pen drive com a compilação de toda a informação apresentada em papel.