Empreendedorismo

Principais meios de Publicidade


"Uma empresa quer entrar no mercado com um novo produto e deseja publicitá-lo e mostrá-lo ao público. Uma campanha de marketing sustentada será incontornável, mas que meios utilizar? Quais as suas principais vantagens e desvantagens?

 

Nota: os meios televisivos e radiofónico são usualmente utilizados por negócios maiores, já que acarretam grandes custos, sendo por isso deixados de fora deste artigo.

 


Marketing Direto
Vantagens: contacto direto e personalizado; segmentação do alvo a atingir; eficácia conseguida através de técnicas específicas de comunicação; permite fidelização; permite teste de uma campanha antes de ser lançada a um público mais amplo.
Desvantagens: tempo de resposta lento; abordagem pode ser reconhecida pelo cliente como “invasão de privacidade”; pouca facilidade em obter listagens de determinados segmentos populacionais; escolha limitada dos alvos; obrigação de planeamento longo.

 

Outdoor
Vantagens: bons níveis de repetição e de reminder; flexibilidade de regionalização e forma; não requer demasiada intrusão no espaço do consumidor mas a sua presença não pode ser evitada;
Desvantagens: custos elevados; planeamento longo; meio insuficiente para veicular mensagens mais complexas.

 

Cinema
Vantagens: preço acessível (com exceção dos anúncios de vídeo); resistência passiva do alvo; possibilidade de apresentação sobre formas diversas – cartazes, anúncios estacionários, anúncios em vídeo, entre outros.
Desvantagens: níveis de repetição baixos; fraca penetração.

 

Internet
Vantagens: possibilidade de comunicação interativa; possibilidade de segmentação; rápido; cobertura alargada; fácil de observar resultados.
Desvantagens: oferta de demasiadas opções distrai o consumidor; problemas de visualização; fraca penetração; predisposição do consumidor de ignorar anúncios; baixo retorno.

 

Imprensa
Vantagens: preço acessível; credibilidade; possibilidade de grande alcance de audiência; maior tempo de exposição na comunicação;
Desvantagens: repetição elevada implica custos; fidelidade da audiência obriga a diversificação dos suportes para atingir maior cobertura; planeamento longo.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais