Empreendedorismo
Princípio de Pareto
O princípio de Pareto, também conhecido por princípio 80-20, afirma que, para muitos fenómenos, 80% das consequências são decorrentes de 20% das causas – por exemplo numa livraria, cerca de 20% dos títulos oferecidos geram 80% da receita total do espaço.
Mas como poderá estar o princípio criado pelo consultor Joseph M. Juran relacionado com a atividade empreendedora e como poderá ajudá-la a prosperar?
Um das áreas que mais podem beneficiar com a lógica do Princípio de Pareto é a priorização. A análise de Pareto é uma técnica simples para priorizar possíveis mudanças, identificando os problemas que serão resolvidos com essas mesmas alterações. Usando esta abordagem, o empreendedor tem a possibilidade de dar prioridade às mudanças que virão a gerar melhores resultados, tentando encontrar os 20% de trabalho que levarão à resolução de 80% dos problemas.
Imaginemos que, como CEO de uma startup de prestação de serviços de três anos, o António constatou que existem na génese da sua empresa uma série de problemas que requerem a sua atenção. O seu objetivo é aumentar a satisfação dos clientes.
Assim, o António decidiu pontuar cada problema através do número de queixas que o seu centro de serviços recebeu e alinhar as causas de cada problema exposto.
1.Falta de treino/formação;
2.Poucos funcionários;
3.Organização e preparação fracas.
Depois o António agrupa os problemas e atribui-lhes as pontuações totais:
1.Falta de treino/formação – 51 queixas;
2.Poucos funcionários – 21 queixas;
3.Organização e preparação fracas – 6 queixas.
Como pode ser constatado através dos resultados, o António obterá os maiores benefícios se apostar, em primeira instância, na formação dos seus empregados que poderá, inclusive, ajudá-los a serem mais produtivos, eliminando assim a necessidade de contratação de novos funcionários. Esta estratégia ajuda o António a focalizar e otimizar a sua ação em vez de despender três vezes mais energia e dinheiro aplicando três estratégias em simultâneo.