Empreendedorismo

Protótipo


Um dos passos mais importantes e primitivos do processo de invenção é a criação de um protótipo que, na sua definição mais simples, é uma versão tridimensional da sua visão.
 
Se possível, é bom começar com um protótipo feito à mão, não importa o quão rudimentar. Produtos de sucesso já partiram de protótipos feitos com meias, guardanapos, pacotes de leite. Se funcionar para propósitos de demonstração, qualquer material é adequado. Se a invenção for aprovada, nesse caso poderá avançar para uma versão do protótipo chamada “pré-produto”, mais elaborada e aproximada da versão final que pretende.
 
Algumas das principais vantagens da criação de um protótipo são:
- Permite testar e refinar a funcionalidade da sua criação: muitas ideias funcionam bem no papel, mas quando a criação física começa aparecem também as falhas e erros não previstos.
- Permite testar a performance de vários materiais: a sua ideia original poderia ser usar metal, mas depois de um teste pode descobrir que o plástico oferece uma melhor performance acompanhada de menor custo;
- Vai ajudá-lo a descrever o seu produto com maior eficiência: aos seus colaboradores, fornecedores, equipa de marketing, engenheiros e parceiros de negócio;
- Encorajará os outros a levá-lo mais a sério: quando se encontra com um protótipo na mão para mostrar a algum profissional (empresa de licenciamento, por exemplo) está imediatamente a diferenciar-se da grande maioria de pessoas que chega apenas com ideias vagas.

 

HTML Editor - Full Version

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como testar uma ideia de negócio?

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais