Empreendedorismo

Startup


Entre designar uma empresa em situação de arranque ou uma versão pequena de uma grande organização, o termo startup não tem uma definição unanimemente aceite entre a comunidade empreendedora.

 

De um modo geral, podemos dizer que uma startup é uma empresa ou organização em fase embrionária das suas operações que foi desenhada para procurar um modelo de negócio de sucesso, repetível e escalável.

 

No entanto, este é um termo recorrentemente confundido. Afinal, quando falamos de uma startup e quando falamos de uma pequena empresa? Geralmente destacam-se três diferenças.

 

1 – Financiamento: regra geral, uma startup não existe sem algum tipo de financiamento (seja ele venture capital ou business angels, por exemplo), mesmo que se apoie também em poupanças pessoais do empreendedor; por outro lado, os pequenos negócios existem sem a interferência deste tipo de investimentos;

 

2 – Risco: o risco de uma startup é geralmente maior porque o seu objetivo é encontrar um produto ou modelo de negócio que leve ao sucesso, estando na mesa o dinheiro de investidores que apostaram na empresa. Por outro lado, os pequenos negócios podem geralmente apoiar-se em modelos de negócio pré-existentes e com provas de sucesso relativo;

 

3 – Natureza Escalável: desde a sua fundação, o objetivo da startup é criar uma empresa grande e disruptiva que irá abanar a indústria e, quem sabe até, criar novos mercados. Por outro lado, um pequeno negócio é “apenas” independente, organizado para o lucro mas não dominante.

 

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