Empreendedorismo

Teoria das Restrições


Em qualquer indústria que trabalhe, há sempre espaço para melhorar o desempenho global. Uma ótima forma de o fazer é eliminar os “pontos de estrangulamento”, ou, por outras palavras, as coisas que o fazem ficar para trás.
 
Uma boa forma de o fazer é usando a Teoria das Restrições. Esta teoria reflete o dito popular de que “uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco” e foi criada por Eli Goldratt que diz que a performance de uma organização/empresa é ditada pelos seus constrangimentos. Estes representam restrições que impedem a organização/empresa de maximizar a sua performance e atingir os seus objetivos, podendo ser pessoas, abastecimentos, informação, equipamentos ou até regras internas ou externas à organização/empresa.
 
A teoria diz que todos os sistemas têm um constrangimento de cada vez a limitar a sua performance – outras áreas fracas não representam limitações até se tornarem “o elo mais fraco”. Esta ferramenta é utilizada para identificar o constrangimento que afeta a performance do seu sistema, para que possa trabalhar para o ultrapassar.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais