Empreendedorismo

Vantagens e desvantagens do livre-serviço


O livre-serviço é um sistema de venda assente no livre acesso do cliente aos produtos que este escolhe, transporta e paga num ponto terminal (ex: supermercado), em oposição ao atendimento em balcão (ex: farmácias, ourivesarias).

 

Todavia, e como todos os sistemas, acarreta vantagens e desvantagens.

 

Vantagens
- À vontade: o cliente pode circular livremente e procurar o que pretende sem estar sujeito a possíveis constrangimentos ou pressões exercidas pelos vendedores;
- Compra por impulso: não raramente, o balcão funciona como barreira à compra, já que o cliente se pode sentir constrangido em pedir vários produtos a quem o atende;
- Não está escrito o fim do atendimento personalizado: além dos trabalhadores de caixa, muitos estabelecimentos disponibilizam outros funcionários que o poderão ajudar;
- Produtos mais próximos: à distância da prateleira, os produtos podem ser tocados e observados por quem os pretende comprar.

 

Desvantagens
- Segurança: a grande desvantagem associada ao sistema. A inexistência do balcão para separar os produtos dos clientes pode propiciar pequenos roubos. Para os combater, será necessário investir em medidas de segurança (instalação de alarmes, câmaras de vigilância, barreiras de segurança).

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais