Lições de liderança pela Amazon


A Amazon é uma das maiores empresas do mundo e certamente será útil aprender com algumas das lições que os seus líderes têm para partilhar. Os seus primeiros passos foram dados em 1994 nos Estados Unidos e atualmente tem um valor cotado nos 178 mil milhões de dólares, para além de uma presença em vários países. Ao longo destes vinte-e-três anos muitas foram as experiências que poderão hoje ajudá-lo no crescimento da sua própria empresa.


Dê autonomia à sua equipa

Junte profissionais com vontade de fazer o seu projeto crescer e dê asas para que eles usufruam de um ambiente criativo. Com algumas diretrizes, claro, deve tentar incentivar ao nascimento de novas soluções, novas experiências e novas perspectivas sobre os projetos e produtos que possui atualmente, garantindo um crescimento com bastante sucesso.


Possua uma visão objetiva

Mais do que desejar estar na liderança de um projeto, certamente a sua empresa possui um moto, uma ideia geral que o motiva dia após dia. No caso da Amazon, a ideia era a de que os clientes pudessem encontrar na loja um pouco de tudo, algo sempre partilhado com os funcionários que, deste modo, tinham uma missão clara a cumprir.


A importância do cliente

Um dos elementos mais importantes para o seu sucesso é o cliente e mantê-lo satisfeito deve ser uma das suas prioridades, mesmo acima do crescimento financeiro. Vender é importante mas mais importante é ter a certeza de que o cliente aprecia a sua marca, deixando-o com vontade de voltar mesmo que o produto não seja exatamente o que deseja - crie uma família com a sua equipa mas também com o seu cliente.


Seja paciente

Obter lucro quase imediato pode ser uma tentação mas se deseja crescer não se esqueça de ser paciente e criar estratégias para longo prazo. Estude bem o seu alvo, analise com calma quais os produtos mais adquiridos por que tipo de cliente, esteja a par das novas tecnologias e do modo como poderá inovar o seu negócio.


Aprenda a lidar com o insucesso

Parte do seu crescimento virá do seu insucesso - dos projetos que não dão os frutos que planeava ou das parcerias que não seguiram para a frente. Aprenda com os erros, descubra como ultrapassá-los e esteja atento aos conselhos daqueles que já chegaram ao topo do mundo do empreendedorismo.


Escolha o melhor dos melhores

Se já encontrou aquele membro indispensável à sua equipa - com as melhores ideias e sempre motivado - não o deixe sair. Reúna-se com ele e perceba que tipo de condições serão necessárias para que ele não se junte a outra empresa. Talvez ele prefira trabalhar a partir de casa ou ter outra função na sua empresa. O importante é juntar o máximo destes profissionais e aproveitar o melhor que têm para lhe oferecer enquanto lhes proporciona um meio onde podem crescer.


Esteja atento a tendências

O mundo moderno é feito de “modas” e estar a par do que os jovens mais querem no momento será fulcral ao seu crescimento. Descubra qual a nova rede social em voga ou qual o produto que todos querem, e adapte-se à necessidade do mercado.


O caminho será longo e com vários percalços mas com algum cuidado e uma boa equipa ao seu lado, conseguirá subir no ranking, agradar a cada vez mais clientes e deixar a sua marca no mundo. Tendo começado do zero ou feito parte de uma empresa já nascida, é importante nunca parar e perceber onde e quando poderá aumentar a sua produtividade.


OUTROS ARTIGOS:

Mantenha-se a par da tecnologia que poderá ajudar o seu negócio

Não se deixe afogar em demasiadas tarefas


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais