AMP: O que é e porque é fundamental ao meu website?


Conhecido como AMP, o Accelerated Mobile Pages foi criado pela Google em colaboração com o Twitter, e tem como objetivo criar experiências mobile mais rápidas, simplificando o HTML e as regras CSS. Neste artigo iremos discutir em que consiste o AMP e quais as vantagens em inseri-lo no seu website.


LEIA TAMBÉM: VPN: O que é? Como funciona?


Como atua o AMP?

Essencialmente, o AMP possui regras severas no que toca à construção do website, focando-se na velocidade de carregamento de determinada página através de três processos: AMP HTML (um versão do HTML normal com restrições específicas), AMP JS (restringe o uso de todo o Javascript à excepção de scripts AMP, assegurando o carregamento rápido das páginas), e AMP Cache (opcional, a função armazena o conteúdo em cache para que quando acedidas através do motor de busca do Google, as páginas possam carregar instantaneamente).


Quais são as principais vantagens?

A primeira grande vantagem é o aumento do tráfego orgânico do website via dispositivos móveis (smartphone e tablet). Os usuários da internet tendem a desistir de plataformas que demorem vários segundos a abrir corretamente e, ao usar o AMP, garante que qualquer dispositivo consegue aceder de forma rápida e fluída a todo o conteúdo do website. Para além disso, o AMP melhora a sua posição nos motores de busca e permite aliviar o peso dos servers. 


Qual a principal desvantagem?

A otimização do seu website nestes termos pede de si conhecimentos que nem todos os profissionais possuem. O ideal é contratar um especialista neste processo, garantindo que a mudança ocorre sem problemas. Por outro lado, existem ferramentas ou opções de display que podem não ser compatíveis com o AMP, obrigando-o a adaptar-se.


LEIA TAMBÉM: Marketing: Tendências que estão a desaparecer


Estude as vantagens do AMP e pondere bem se esta é uma opção que se aplica às suas necessidades. Se a resposta for afirmativa, garanta que tem os melhores profissionais a tratar do assunto. Melhore a experiência mobile e veja um aumento no seu alcance orgânico.


Keywords: AMP, Accelerated Mobile Pages, Tráfego Orgânico, Alcance Orgânico, Website, Blog, Office 365, Wordpress, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais