Bitcoin: Tudo o que precisa saber sobre esta moeda (essenciais)


O Bitcoin começou como uma tecnologia desconhecida que se tornou febre nos últimos anos, contudo, atualmente essa popularidade está a tornar-se numa nova forma de pagamento e num modo de investimento sério usado por centenas de empresas pelo mundo, incluindo grandes nomes como a Tesla e, possivelmente, em breve a Apple. Sendo assim, é fundamental aprender o mais importante sobre esta moeda, preparando-se para a sua adopção no futuro - ou até no presente se assim o desejar. Mantenha-se à frente da concorrência e conheça esta grande revolução que é a Bitcoin, e suas semelhantes.


LEIA TAMBÉM: Cibersegurança: Maus hábitos online que deve abandonar


O que é a Bitcoin

Esta é uma moeda cuja funcionalidade é igual à do dinheiro tradicional - investir, poupar ou comprar. A grande diferença é o facto da Bitcoin não pertencer a ninguém, não existindo nenhum governo, banco ou indivíduo que seja “dono” dela. Em teoria, isto torna-a mais segura pelo facto de não existirem intermediários.


Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

Provavelmente já se deparou com a expressão Bitcoin Cash, mas o que as distingue? Enquanto a Bitcoin é equivalente ao dinheiro que você tem guardado, o Cash é usado para realizar transferências que contam com micro taxas (menos de um cêntimo), tornando-se mais rápido e barato que as transferências bancárias tradicionais. 


O que pode comprar?

Tecnicamente tudo, desde o seu café matinal, ao almoço, a bilhetes de cinema, carros, e por aí fora. Tal como acontece com o dinheiro tradicional, a Bitcoin pode ser usada para adquirir todo o tipo de bens, se a empresa responsável pela venda permitir o uso da moeda digital - e este será o seu maior desafio. Existem alguns websites que permitem a utilização da Bitcoin e em breve será possível aos americanos comprarem carros da Tesla com ela, contudo, poucas são as entidades que permitem a opção, sendo aqui uma área em que se pode destacar. O pagamento em si, à semelhança do MB Way, do Apple Pay e de outros, é feito através de uma aplicação para smartphone.


É possível transformar a moeda em dinheiro físico?

Sim. Tanto a Bitcoin que é comprada como a que é recebida pode ser transformada em dinheiro tradicional. Para isso basta procurar uma plataforma que trate deste tipo de transação, ou seja, que compre Bitcoin. Adicionalmente, pode também trocar a sua moeda digital por outras como a Dogecoin.


O anonimato é uma opção?

Enquanto num banco ou numa transação tradicional é necessário deixar a sua identificação, o mesmo não acontece com a Bitcoin. Ainda que as transações sejam públicas, a sua identidade pode perfeitamente ser anónima - o que também leva a alguma desconfiança por parte do público, em especial aquele que desconhece este tipo de moeda.


As transações são sempre confirmadas

Aqui começamos a entrar numa parte mais complexa da Bitcoin. Os servidores responsáveis pelas transações estão em constante confirmação, registrando-as publicamente num meio chamado Blockchain, onde aparecem grupos de transações chamadas de blocks.


Agora que conhece os essenciais desta moeda pode começar a mergulhar no seu mundo, descobrindo quais os tipos de moeda digital, além da Bitcoin, e que tipo de transações pode adoptar para o seu negócio, físico ou online. Tudo aponta para que este seja o futuro dos métodos de pagamento e estar preparado para ele irá oferecer-lhe uma vantagem em relação aos seus concorrentes.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais