Características de um empreendedor de sucesso


Sonha em ser um empreendedor de sucesso? Descubra características que o irão ajudar a alcançar todos os seus objetivos da melhor forma. Será que já adota alguma destas práticas no seu dia-a-dia?


Rejeitam maus projetos

Quer seja com um parceiro habitual ou um novo cliente, é fundamental saber dizer não a projetos nos quais não acredita ou naqueles que mostram ser mais desvantajosos do que vantajosos para a sua empresa. Mais tarde ou mais cedo irá deparar-se com propostas deste calibre e aceitar tudo o que lhe propõem irá prejudicar o seu cargo e a sua empresa.


Não se deixam levar pela opinião alheia

Somente porque alguém lhe diz que o modo como gere a sua empresa ou executa o seu trabalho não é a correta, não significa que deva mudar a forma como faz as coisas. Reflita sobre o comentário e analise se de facto está a seguir os passos corretos. Muitos não irão compreender a sua visão e é fulcral sabê-la defender corretamente, mostrando que é um profissional sério e que os seus passos não estão ligados a ideias aleatórias mas à razão.


Sabem responsabilizar-se pelos seus erros

É fácil culpar colegas ou imprevistos pelos seus erros, porém, na maioria das vezes você será sim o culpado por determinado projeto ter corrido menos bem, seja porque não alertou a chefia para um problema, porque sabia que um colega estava atrasado e não disse nada, ou porque era inexperiente em determinada área. Deve saber responsabilizar-se pelos erros que comete, assim como saber aprender e melhorar com eles.


Conhecem os seus pontos fracos

Todos conhecem os seus pontos fortes mas nem todos os profissionais estão prontos a admitir uma falha no seu conhecimento ou nas suas competências. Este é um erro comum e que o pode prejudicar facilmente. Aprenda a aceitar os seus pontos fracos e, se for o caso, não tenha receio em regressar aos estudos para colmatar essa “falha”.


Respeitam a concorrência

Deve respeitar todos os profissionais sejam eles de outra área ou a sua concorrência. Boas relações profissionais podem levar a novas oportunidades, a novas parcerias, e a outras regalias. Por outro lado, não deseja transmitir má impressão pois essa acabará por ser partilhada com outros empreendedores, até possíveis futuros parceiros.


Provavelmente já segue muitas destas características, se não todas, mas se não é o caso, está na altura de reavaliar o seu modo de trabalhar e de encarar o mundo do empreendedorismo.


OUTROS ARTIGOS:

Razões para ter um blog da sua marca ou freelance

Conquistas que deve alcançar antes dos 30


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais