Carro Elétrico: Quais as vantagens de optar por estes veículos verdes

Os carros elétricos são cada vez mais procurados e estas são algumas das vantagens de optar por um veículo ecológico em 2022

20 de março de 2022


Com o aumento dos combustíveis, o tema dos carros elétricos voltou a ser recorrente, por isso, trazemos-lhe algumas das principais vantagens de optar por este tipo de veículo, em especial se realiza viagens curtas, e se possui carregadores (domésticos ou públicos), perto da sua residência.


Mais económico

Claro que os carros elétricos são mais ecológicos, protegendo o ambiente enquanto nos permitem continuar a tirar partido das regalias a que estamos habituados. Contudo, isso toda a gente sabe. O que muitas pessoas não sabem, é que os elétricos são também mais económicos, mesmo que tenha de carregar o veículo em casa, sendo a poupança maior para quem possui painéis solares.


Menos manutenção

Quem tem um carro sabe que o seu custo não se limita ao valor na hora da compra. Pneus e restante manutenção regular é sempre custosa, porém, existe aqui uma vantagem que poucas pessoas conhecem. Os elétricos precisam de menos peças para trabalhar. Já sabe onde queremos chegar, não é? Menos peças significa menos elementos que vão precisar ser substituídos com o uso, incluindo a mudança do óleo, que desaparece por completo. Quanto ao valor das peças em si, este é semelhante ao dos carros tradicionais, pelo que não perderá nada aí.


Mais eficiência

A ideia de que os veículos elétricos andam mais devagar ou são menos eficazes, é o mesmo medo que existia com os carros a gás. É um mito. Talvez não para pilotos de corridas, mas um cidadão comum não precisa chegar a altas velocidades em tempo record. Além disso, um “tanque cheio”, dura mais num elétrico do que num tradicional, possuindo uma eficiência maior.


Menos impostos

Pois é! Quem tem um carro elétrico tem algumas isenções, medidas tomadas por alguns países para incentivar a compra destes veículos, nomeadamente, no que diz respeito ao Imposto Sobre Veículos. Contudo, estas vantagens mudam de ano para ano, sendo importante verificar quais as isenções na hora de adquirir um.


Poupança de tempo

Certamente já aconteceu, depois de um dia de trabalho, ter ainda de parar numa fila para abastecer o depósito. Ou talvez o prefira fazer de manhã, tendo de se levantar mais cedo. E quando aumentam os preços? E as gasolineiras acabam sem combustível? Com um carro elétrico, esse problema desaparece por completo. Caso consiga fazer o carregamento em casa, basta estacionar o veículo e deixá-lo a carregar. Se usa um espaço público, pode aproveitar quando vai às compras ou ver um filme. Com o aumento do número de postos de carregamento, será ainda mais fácil no futuro.


No fim, lembre-se também que se realiza viagens longas ou tem algum problema com o carregamento da bateria, é possível optar pelos híbridos, tirando o maior partido dos carros elétricos, tendo o combustível tradicional para um imprevisto ou outra uma situação atípica.


HÁ MAIS EM NÓS:



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais