As consequências de enviar e-mails à equipa fora do horário de trabalho


Enviar e receber e-mails fora do horário de trabalho é uma constante para a maioria dos profissionais, no entanto, eles traduzem-se muitas vezes em consequências complicadas para a sua equipa. Antes de enviar a próxima mensagem “fora de horas”, descubra o que ela pode significar para quem a recebe.


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Não permite à equipa descansar

O stress continuado de poder receber um e-mail, uma mensagem ou um telefonema mesmo depois do horário de trabalho é algo que irá prejudicar a equipa mais tarde ou mais cedo, mantendo-a atenta ao smartphone ou ao computador constantemente.


Pode causar problemas familiares

A consulta insistente dos aparelhos móveis para ler ou enviar e-mails pode ser incomodativa para as famílias da sua equipa, cuja acaba agarrada ao trabalho durante todo o dia, terminando em discussões ou outros problemas que poderiam ser evitados pelo envio de mensagens durante as horas apropriadas.


Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional

A maioria dos profissionais tende a executar o que é pedido no e-mail, se for possível, assim que o recebe, limitando o tempo que dedica à sua vida pessoal - aos hobbies, aos side hustles, ao amigos ou à família. Este comportamento acaba por criar um vício que não permitirá à equipa descansar e aliviar os stress da semana.


Cria um falso sentido de presença constante

Ler os e-mails assim que os recebe, e responder-lhes, criar uma falsa de ideia de presença online constante, como se o outro pudesse contar consigo a qualquer hora do dia, mesmo depois de terminado o trabalho. Quando você não responder, porque percebeu que este comportamento o prejudica ou porque está ocupado, o outro poderá pensar que não recebeu a mensagem, reenviando-a, ou poderá acreditar que o está a ignorar propositadamente.


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É preciso sempre reforçar a ideia de que os e-mails não têm de ser lidos ou tratados quando recebidos ou, idealmente, aprenda a agendar as mensagens para que estas cheguem pela manhã e não em horários de descanso. Respeite o tempo e a privacidade de quem trabalha consigo.


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