Consumidor: Tendências de comportamento que chegaram para ficar


Há algumas décadas atrás, as empresas dependiam dos jornais para darem visibilidade aos seus produtos. Mais tarde, a rádio e a televisão vieram ocupar esse lugar, e agora chegou a vez das redes sociais. As tendências de comportamento dos consumidores estão em constante mudança, procurando novas plataformas, novos conteúdos e novas tecnologias que lhes permitam comprar de forma mais eficaz. Como empreendedor, é seu dever manter-se a par destas alterações, mantendo-se à frente ou a par da concorrência. Lembre-se que quem manda é o cliente, não você. A sua função é a de guiar ao compreender o modelo de pensamento do outro.


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Entenda que o poder de compra não é o mesmo

O seu produto tem um preço de produção e distribuição, a ele são adicionados valores que lhe permitam manter a empresa e a equipa. Contudo, quando lança um produto é também fundamental questionar-se sobre o poder de compra do consumidor, especialmente em épocas de crise financeira como a que estamos a viver. As pessoas gostam de marcas que demonstram a sua flexibilidade e sentem-se ligadas a elas. Isto não significa que deixe de lucrar com o negócio mas, se o seu público-alvo ficou sem fonte de rendimentos, deve rever os preços e, se necessário diminuí-los. 


Dê importante à compra digital

A tendência do digital tem vindo a ganhar força nos últimos anos. Antes temido pelas gerações mais velhas, os Millennials vieram desconstruir esses receios e foram os primeiros a investir em força nos produtos disponíveis em plataformas online. Atualmente, milhões de pessoas preferem adquirir os bens por esta via, optando pelas empresas cujos processos são simples e eficazes. O consumidor moderno não quer sair de casa para comprar, raro algumas excepções e esta é uma tendência que vai continuar a ganhar força. Possua um bom website e aproveite as vantagens de lojas online como as disponibilizadas pelo Facebook e pelo Instagram, por exemplo.


Valorize o nosso planeta

Se há algo em que os Boomers e a Geração W conseguiram foi ensinar às gerações mais novas a importância de protegermos o meio ambiente, através da diminuição da nossa pegada ecológica e da redução de materiais poluentes, como o plástico. Este sentimento foi ganhando peso nos últimos anos e as marcas têm, agora mais do que nunca, de demonstrar uma consciência verde. Algumas das formas de conseguir este feito é diminuir a utilização de plástico, promover a reciclagem dos seus materiais (da embalagem ao produto), e reduzir o consumo de combustíveis fósseis, entre outros.


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Nunca deixe de se interessar pelas ideologias e formas de viver do seu público-alvo. Mostre que se importa com a sua opinião e que é uma empresa responsável, social e economicamente. Aproveite ainda este seu lado para promover a cultura da sua marca, levando as pessoas a ligarem-se a si não apenas como uma plataforma onde adquire produtos e serviços mas também como um grupo de pessoas com interesses e preocupações em comum.


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