Cuidados a ter antes de aceitar uma proposta de trabalho


Quando se recebe a tão esperada resposta positiva do emprego a que se candidatou, a tendência é aceitar imediatamente. O mesmo acontece quando é contatado via LinkedIn ou quando o seu chefe lhe oferece a oportunidade de uma cargo maior. No entanto, é preciso parar um ponto e repensar se o cargo ou a empresa com que trabalhará, lhe trará o crescimento profissional que deseja. Conheça os cuidados a ter antes de aceitar uma proposta de trabalho.

Está preparado para aceitar responsabilidades?
Qualquer que seja o cargo, um novo posto significa sempre responsabilidades. Deve olhar para elas e perceber até que ponto está preparado para assumir responsabilidades.

A cultura da empresa encaixa com a sua?
Se for uma pessoa que adora trabalhar num escritório rodeado de colegas, um emprego que o obriga a trabalhar a partir de casa pode não ser a melhor opção para si. Perceba qual a cultura e o estilo de trabalho do seu novo futuro emprego e compreenda de que forma está em linha com os seus interesses.

Existe oportunidade de promoção?
A não ser que adore o cargo a que se candidata, o mais certo é desejar, eventualmente, subir de posição e ganhar promoções. Porém, há empresas que contratam membros para a sua equipa sem que possuam intenções de os subir nos patamares.

Irá o novo cargo respeitar o equilibrio vida-trabalho?
Especialmente se quiser constituir família, é importante que perceba se o seu novo cargo não lhe vai retirar demasiado tempo da sua vida pessoal. Se este requerer que você trabalhe o dia todo, acabará por não ter tempo de concretizar outros planos.

A remuneração é justa?
Outro elemento que deve ter em atenção é o quanto você será recompensado monetariamente. Pode acontecer que uma empresa pague pouco por trabalho excessivo, algo nada desejável pois irá impedi-lo de conseguir outras oportunidades profissionais e irá prejudicar a sua estabilidade financeira.

Avalie cuidadosamente as novas oportunidade e escolha a que mais se encaixa nas suas aspirações pessoais e profissionais. Não deixe a sua vida pessoal ser prejudicada por um mau cargo ou um cargo apetecível mas que não lhe oferece as vantagens que merece. Mais do que um trabalho, uma oportunidade de emprego é um negócio que deve ser positivo para ambos os lados.

ARTIGOS RELACIONADOS:
As vantagens de dar à sua empresa um bom nome
Trabalhar online é o modo de vida mais adotado atualmente

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais