As necessidades humanas básicas que um empreendedor não deve esquecer


Quando se trata de produtividade, é fácil esquecer-se que, no final, você é um ser humano com necessidades básicas que, ao não serem preenchidas, podem acarretar consequências para a sua saúde mental e física, por isso, perceba quais as principais necessidades que deve ter em mente e de que modo estas o podem ajudar a ser um melhor empreendedor.


Segurança

Um dos primeiros elementos que procuramos “fora da civilização” é segurança, seja ela sob a forma de uma gruta onde nos protegermos ou de uma fogueira para podermos ver o que nos rodeia. Na civilização segurança pode vir sob a forma de um emprego estável ou de uma situação familiar positiva.


Significado dentro da comunidade

Pode não adaptar a sua personalidade e os seus hábitos à opinião alheia mas, no final, somos animais que precisam de uma comunidade onde existir e onde serem aceites. Quando se encontra rodeado de pessoas que não o compreendem ou com valores demasiado díspares dos seus, procure a sua comunidade online, por exemplo, junto de grupos de pessoas que partilham dos mesmos interesses. Para além da sua saúde mental agradecer, estar incluído irá melhorar as suas capacidades de comunicação (ideal aos introvertidos).


Contributo

No mesmo seguimento, tem de sentir que o seu trabalho contribui com algo para o mundo. Estar num emprego que “faz por fazer” e pelo qual não sente qualquer prazer ou interesse será prejudicial à sua saúde e pode estar na altura de avaliar outras opções dentro e fora da sua empresa atual.


Crescimento

Falamos de carreira e de conhecimento. Estagnar a sua sabedoria ou a sua posição dentro de uma empresa acabará por desmotivá-lo e, ainda que talvez não possa fazer nada relativamente à carreira, existem podcasts e cursos disponíveis que o guiam na tarefa de se manter atualizado sobre novas práticas de áreas que já conhece ou que o podem iniciar numa área pela qual se interessa mas que nunca estudou a fundo.


Liberdade de Expressão

A liberdade de expressar os seus valores é algo a que na generalidade pouco damos importância, contudo, este elemento é fulcral para o seu crescimento enquanto empreendedor assim como pessoa. Independentemente dos outros concordarem consigo, exprimir-se sem medo de represálias é um aspecto importante para nós em vários sentidos.


Dê atenção ao seu básico e quando este estiver controlado tem asas para crescer e trabalhar para melhorar outros aspectos com os quais se pode transformar num empreendedor de sucesso.


OUTROS ARTIGOS:

Instagram: O que é O Creator Account (Conta Criador)

Redes Sociais: Que tipo de especialista deve contratar (full-time ou part-time)


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais