Erros que podem acabar com a sua carreira
É difícil chegar a uma posição de topo, contudo, é muito fácil perder tudo numa questão de segundos, mesmo que involuntariamente. Tenha atenção a alguns erros comuns que vários profissionais cometem, não sabendo que estão a colocar em risco o seu futuro.
Remuneração inferior à ideal
Consoante a sua função se tornar mais complexa e de grande responsabilidade, deve ver isso refletido na sua remuneração. Se ela se mantiver igual, isto irá levá-lo a sentir-se descontente com a vida, prejudicando a sua saúde mental e, consequentemente, a sua carreira. Saiba valorizar o seu trabalho e lute por uma remuneração justa sempre que esta é possível.
Dificuldade me cumprir prazos
A falha de um prazo pode levar a várias consequências, seja não permitir a outros membros da equipa avançarem com as suas partes, sobrecarregar um colega que terá de cumprir o que você não fez, e até, em último caso, colocar em causa uma parceria importante da sua empresa. Esta é uma das razões que levam muitos profissionais a serem despedidos ou colocados em funções menores, prejuficando a sua carreira.
Trabalhar em excesso
Trabalhar horas extra pode ser visto por muitos como dedicação, contudo, a verdade é que esta escolha torna-se rapidamente numa desvantagem para a empresa. Para além de ter de lhe pagar essas horas, ou oferecer-lhe um aumento das férias ou nas folgas - o trabalho em demasia pode facilmente levar a problemas graves de saúde quer físicos, quer psicológicos. O ideal para qualquer profissional é ter uma vida equilibrada e saudável.
Recusa em aumentar as suas coneções
Se é tímido ou introvertido, isto pode levá-lo a recusar ou temer fazer novas conecções de trabalho. Seja em eventos ou outras ocasiões, é importante saber comunicar com o outro. Boas relações com colegas e outros profissionais podem levar a oportunidades de emprego, a parcerias vantajosas, e outras regalias que irão fazer a diferença na sua carreira.
Deixar de aprender
Pode neste momento ser um dos profissionais que mais percebe da sua área. Contudo, com o passar do tempo e o nascimento de nova tecnologia, o mais certo é isso deixar de ser verdade. Se deseja continuar no topo, é fundamental que nunca pare de aprender. Leia estudos e artigos, vá a masterclasses e eventos - mantenha-se informado.
Criar mau ambiente com os colegas
Não importa o quão bom funcionário você seja, se criar conflitos, desrespeitar os colegas, ou causar mau ambiente geral, o mais certo é acabar por perder o seu emprego. Uma boa relação entre a equipa é fundamental para chegar a bons resultados e as chefias sabem bem disso.
Não aprender com os erros
Todos cometemos erros, sejam eles graves ou simples de resolver, e o importante é saber reconhecer quando isto acontece, ao mesmo tempo que percebe como evitar fazer o mesmo no futuro. Se comete o mesmo erro vezes sem conta, isto demonstra que não tem capacidade para aprender ou simplesmente não respeita a sua função. Tal como acontece se falhar prazos, o mais certo é ser despedido ou colocado em funções de menor responsabilidade.
Ser um bom profissional não é tão fácil quanto pode parecer e se deseja continuar a crescer é importante levar estas dicas em conta. Aprenda com os erros, seus e dos outros, e cultive um futuro de sucesso.
OUTROS ARTIGOS:
Millennials: Dicas para cativar esta geração neste Natal
Como recuperar de um ataque à sua reputação