Erros inconscientes que prejudicam as pequenas empresas


Quando é responsável por uma pequena empresa, é natural que cometa erros involuntários, provenientes da inexperiência ou do sentimento de que determinados elementos não são importantes devido ao tamanho do negócio, por isso, deixamos aqui alguns dos mais recorrentes e que devem ser evitados.


LEIA TAMBÉM: Dicas de leitura para o verão para empreendedores


Não possuir um plano de negócios

Saber qual a receita, a despesa e o lucro da sua empresa, quais as áreas que precisam do input de profissionais dedicados (rede sociais, marketing, entre outros), ou qual o público-alvo a que se dirige, são alguns elementos indispensáveis de um bom plano de negócios, por pequeno que seja. Sem ele, a sua empresa não possui estrutura e o mais certo é não conseguir vingar a longo prazo, não vendo chegar problemas que o colocam em risco.


Não ter um registo da receita, despesas e lucro

O chamado P&L (profit and loss), é um documento fulcral ao seu negócio, não importa o quão pequeno seja. Crie um documento atualizável onde adiciona as suas despesas e as receitas, desde quantos produtos vendeu (e quais), às despesas mensais que teve. Desde modo, saberá onde está a conseguir mais dinheiro e onde o está a gastar demasiado, útil se tiver de reduzir despesas. Além disso, ficará com uma ideia exata do lucro que consegue.


Não garantir o seu ordenado

Na hora de pagar o seu ordenado, e possivelmente o da sua empresa, é normal que tenda a deixar-se para último, ficando com o que restar de todas as despesas que tem, contudo, se você não se pagar primeiro, corre o risco de perder o equilíbrio financeiro que lhe permite ter o negócio. Se a empresa não lhe fornecer um ordenado, por pequeno que seja, não terá escolha senão abandonar o projeto para procurar outra fonte de rendimento. Lembre-se de garantir primeiro o seu enquanto cabeça da empresa, pois sem si tudo pode desmoronar. 


LEIA TAMBÉM: Samsung: Novo Galaxy Watch entre as novidades da marca


Criar e manter um negócio é um processo complexo com obstáculos mas muitos dos desafios acabam involuntariamente por vir da sua gestão, um elemento que pode ser melhorado com algum cuidado e atenção ao detalhe.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais