Estudo revela mudanças na cultura do trabalho remoto


A The Kung Group publicou recentemente um estudo feito com mais de 500 fundadores, com fim a descobrir o modo como a atual crise alterou a cultura de trabalho das empresas. Estes foram os resultados e um indicativo do que serão algumas das principais tendências para o futuro.


LEIA TAMBÉM: Instagram: Dicas para quem dá os primeiros passos na plataforma


Uma procura pelo remoto

Grandes centros estão a tornar-se perigosos para muitos profissionais e existem empresas com vontade de recuarem para cidades mais pequenas, com menos densidade populacional, especialmente quando o trabalho remoto não é uma opção viável.


Uma passagem lenta para o remoto

O Facebook foi uma das primeiras empresas a pronunciar-se sobre o tema e espera-se que cerca de metade dos funcionários passem a remotos nos próximos 5 a 10 anos, algo que já está a ser seguido por muitas outras empresas. Para além da redução do custo com escritórios e outros espaços físicos, esta opção melhora o equilíbrio da vida pessoal e profissional das pessoas, permitindo também que se mantenham em segurança em crises como a atual.


Os espaços internos vão mudar

De igual modo, é de esperar que os escritórios em si mudem. Os famosos espaços em que toda a equipa trabalha numa sala gigante, lado a lado, irá desaparecer, mostrando-se ser um grande risco a nível de saúde. Os cubículos e os escritórios privados irão certamente retornar.


A cultura das empresas é muito importante

A confiança nas chefias e na equipa, a vontade de permanecer na empresa, tudo isto é importante para ultrapassar uma crise e as empresas que estão a sobreviver, estão a enriquecer estas relações. No final, o esforço é de todos, especialmente no que diz respeito às pequenas empresas, cujas dificuldades são maiores.


LEIA TAMBÉM: Facebook: Como melhorar os seus vídeos e cativar mais seguidores


Mudar é inevitável e deve começar a desenhar estratégias que lhe permitam adaptar novos modelos que se encaixem na realidade atual. Não deixe estas decisões para tarde e procure estabilizar o mais depressa possível.


Keywords: The Kung Group, Estudo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais