“Exaustão” no trabalho reconhecido pela Organização Mundial de Saúde


Na tentativa de chamar atenção para um problema que afeta profissionais em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde considerou a “Exaustão no trabalho” como um síndrome que deve ser combatido.


Sintomas a considerar

Os principais sinais de que pode estar a sofrer com este problema são a falta completa de energia, aumento da distância mental para com o trabalho e, ou, sentimentos de negativismo perante o trabalho com reduzida produtividade associada. Normalmente causado pelo stress do quotidiano ou por problemas com chefias ou equipa, a exaustão pode afetar qualquer um.


Aceite este problema

Se acredita que sofre com esta síndrome, o primeiro passo é falar com amigos, familiares ou com terapeutas especializados que o possam ajudar nos próximos passos, evitando que a situação se desenvolva para algo pior.


Encontre passatempos relaxantes

Ler, praticar exercício ou até mergulhar num bom videojogo são opções de passatempos que o ajudam a aliviar a exaustão, sentindo-se mais motivado e feliz com a vida. Meditação e yoga são igualmente opções para quem consegue criar um regime mais ou menos rígido, acalmando-o e levando-o a pensar nas suas escolhas no passado e até futuras escolhas que pode e deve fazer.


Não tenha receio de procurar ajuda profissional e não se deixe levar por um problema grave que afeta a sua saúde mental e física, assim como as suas relações com amigos e familiares.


OUTROS ARTIGOS:

Dicas diárias para melhorar a qualidade do seu sono

Como melhorar produtividade enquanto trabalhador remoto


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais