“Exaustão” no trabalho reconhecido pela Organização Mundial de Saúde
Na tentativa de chamar atenção para um problema que afeta profissionais em todo o mundo, a Organização Mundial de Saúde considerou a “Exaustão no trabalho” como um síndrome que deve ser combatido.
Sintomas a considerar
Os principais sinais de que pode estar a sofrer com este problema são a falta completa de energia, aumento da distância mental para com o trabalho e, ou, sentimentos de negativismo perante o trabalho com reduzida produtividade associada. Normalmente causado pelo stress do quotidiano ou por problemas com chefias ou equipa, a exaustão pode afetar qualquer um.
Aceite este problema
Se acredita que sofre com esta síndrome, o primeiro passo é falar com amigos, familiares ou com terapeutas especializados que o possam ajudar nos próximos passos, evitando que a situação se desenvolva para algo pior.
Encontre passatempos relaxantes
Ler, praticar exercício ou até mergulhar num bom videojogo são opções de passatempos que o ajudam a aliviar a exaustão, sentindo-se mais motivado e feliz com a vida. Meditação e yoga são igualmente opções para quem consegue criar um regime mais ou menos rígido, acalmando-o e levando-o a pensar nas suas escolhas no passado e até futuras escolhas que pode e deve fazer.
Não tenha receio de procurar ajuda profissional e não se deixe levar por um problema grave que afeta a sua saúde mental e física, assim como as suas relações com amigos e familiares.
OUTROS ARTIGOS:
Dicas diárias para melhorar a qualidade do seu sono
Como melhorar produtividade enquanto trabalhador remoto