As fraudes mais comuns de cartão de crédito


Uma das melhores formas de se proteger de fraudes é saber como estas acontecem e, do mesmo modo que está a par de como são feitos os ciberataques, fique a conhecer algumas das práticas mais comuns de fraude usando cartões de crédito.


ATM Skimmers / Clonagem de cartões

Como o nome indica, esta prática constitui um perigo real e bem escondido. Os responsáveis por este esquema colocam um aparelho nas máquinas de levantamento de dinheiro, garantindo que a informação dos cartões inseridos é clonada, permitindo-lhes usá-la mais tarde. Não existe grande forma de se proteger mas se reparar que a máquina parece ter sido alterada, não a use. De igual modo, mantenha as suas finanças debaixo de um olhar atento e, se algo parecer estar errado, contacte o seu banco imediatamente.


Chamadas de bancos e outras entidades

Bancos, empresas de telecomunicações, polícia, e outras instituições nunca lhe irão pedir dados como o seu número de cartão de crédito. Aliás, este é um número que você nunca deve passar por telefone. Aparentemente verdadeiras, estas chamadas são realizadas por pessoas que o informam de que algo se passou com o seu banco ou que tem uma multa para pagar correndo o risco desta aumentar por falta de cumprimento. A urgência do assunto leva muitas pessoas a oferecerem dados sensíveis, por isso, tenha extra-atenção.


O nosso querido Phishing

Este é provavelmente um dos métodos de fraude mais conhecidos desde o nascimento da internet. Atualmente a maioria das plataformas já o protegem destas mensagens mas é comum encontrar tentativas de contacto daquilo que parece ser o seu banco e plataformas como a Netflix ou a Amazon. Sempre que vir um e-mail destas entidades, confirme antes de abrir que o endereço é o oficial e não somente algo semelhante. Em último caso, se acabar por clicar no link, saia assim que este demorar a abrir ou, claro, evite colocar informação sensível em qualquer formulário que lhe apareça. Se foi informado de que houve um erro com o seu pagamento, vá diretamente ao site, à sua conta, e verifique a situação.


Atenção às cartas que recebe

Tenha sempre em atenção que tipo de correio recebe do seu banco. Se ainda está à espera do novo cartão ou de qualquer documento com informação sensível que ainda não chegou, contacte imediatamente o seu banco para confirmar qual a situação do envio. É relativamente fácil a uma pessoa roubar o seu correio, incluindo o seu novo cartão ou outros dados importantes.


Internet grátis em todo o lado

Termos acesso à internet em praticamente todo o lado é uma grande vantagem, mantendo-nos comunicáveis e permitindo avançar trabalho esteja num café ou num transporte. Contudo, esta opção tem um grande senão: torna a sua informação mais fácil de roubar. Se se encontrar a usar Wi-Fi grátis, evite fazer compras online ou entrar no seu banco.


Os perigos são vários mas ao saber quais são estará mais preparado para se defender, garantindo que os seus dados se mantêm confidenciais. Mais uma vez, se tem dúvidas acerca de determinado levantamento ou de determinada compra, contacte o seu banco.


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