Freelancer: Cultive uma relação saudável com este profissional


Muitas vezes, optar por um freelancer pode ser o ideal para a sua empresa, especialmente se esta se encontrar numa fase inicial, se o profissional que pretende para o seu negócio trabalhar somente neste modo, ou então se precisa de um profissional para um projeto temporário. Contudo, ainda que em moldes relativamente especiais, deve sempre lutar por cultivar uma relação saudável com o freelancer pois poderá continuá-la por projetos futuros, tendo ao seu lado alguém cujo trabalho é bom e de confiança.


Aproveite a variedade disponível

Tente ao máximo não procurar freelancers somente num local. Existem várias plataformas onde poderá encontrar um pouco de tudo, tendo a oportunidade de ver diversos currículos até encontrar o que realmente precisa para si - para não falar na possibilidade de pedir recomendações a amigos ou parceiros. De igual forma, não deixe de lado uma breve entrevista pois esta é igualmente importante.


Trate-o como um membro da sua empresa

Especialmente em casos em que não trabalha com profissionais remotos, pode ser fácil esquecer-se que este é também um profissional debaixo da sua asa. Procure elogiar o seu trabalho quando este é merecido e mantenha uma comunicação periódica com ele - entendendo, claro, que você poderá não ser o seu único cliente.


Defina projetos e prazos importantes logo de início

Logo após um primeiro contacto, é fulcral informar o freelancer dos prazos limite de todas as suas tarefas, assim como da prioridade de ações se necessário. Deste modo, ele poderá encaixar o seu pedido da forma mais produtiva, sem ter repentinamente de terminar algo à pressa pois você se lembrou que precisa das coisas para a próxima semana.


Dê-lhe espaço para trabalhar ao seu ritmo

Evite estar constantemente a pedir relatórios ou a perguntar como está o estado do projeto. Confie no profissional e dê-lhe a independência necessária para que não se sinta pressionado. Ele terá outros projetos em mão e não irá trabalhar para si 24h sobre 24h. Se for a primeira vez que recorre a este tipo de profissional, pode marcar alguns dias para o envio de breves relatórios mas não peça demasiados e concorde com o freelancer qual a melhor altura para os pedir.


Aproveite as diversas vantagens do freelancer e pense em formas de conseguir com ele uma relação duradoura e frutífera para ambos os lados pois mais tarde ou mais cedo precisará dos seus serviços novamente.


OUTROS ARTIGOS:

O que saber antes de comprar um smartphone para trabalho

Inteligência Artificial: Uma tecnologia que os Influencers não dispensam


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais