Grammarly: O verificador ortográfico de inglês que usa inteligência artificial
Quando escreve um relatório ou um e-mail profissional, é fundamental evitar gralhas e erros gramaticais, no entanto, este processo requer prática e, ainda que seja relativamente simples na sua língua materna, o mesmo pode não se aplicar quando tem de trabalhar em inglês. Programas como o Office 365 incluem um corretor automático bastante útil mas, para além dele, deve usar um software capaz de lhe dar bons sinónimos e de analisar o seu texto como um todo, ajudando-o a escrever melhor. Falamos do Grammarly.
Um revisor inteligente
O Grammarly funciona com a ajuda de uma inteligência artificial capaz de rever o texto, corrigindo gralhas, chamando a atenção para frases pouco claras, e ajudando-o com o tom do documento: formal, informal, académico, e-mail, entre outros. Apesar de possuir uma versão premium, o programa é gratuito em quase toda a totalidade.
Escolha o seu objetivo
Antes de começar a escrever pode escolher o objetivo do documento (original ou importado), consoante cinco áreas, nomeadamente, audiência (geral, conhecedora, expert), formalidade (informal, neutro, formal), domínio (académico, negócios, geral, e-mail, casual, creativo), tom (neutro, confidente, alegre, optimista, amigável, urgente, analítico, respeitoso), e intuito (informar, descrever, convencer, contar uma história). Isto permite-lhe ajustar a sua linguagem.
Analise os conselhos do assistente.
Conforme acrescenta palavras e frases, o Grammarly irá corrigi-lo e oferecer conselhos consoante os objetivos escolhidos e a avaliação geral do documento. Faz sentido? Está confuso? Tem demasiada repetição de palavras?
Exporte como PDFs, conte as palavras e o tempo de leitura
Terminado, pode copiar o documento para outra plataforma ou exportá-lo como PDF. As opções de edição de texto permitem que crie algo de raiz bem organizado (como faz no Office 365), e incluem ainda ferramentas de contagem de palavras e caracteres, assim como de tempo de leitura e ditado - ideias para a preparação de apresentações.
Implementação no Microsoft Office e outros
Se possui o Office 365 pode facilmente implementar o Grammarly para um apoio extra na hora de escrever em inglês (americano, britânico, australiano ou canadense). Para além disso, o programa possui a possibilidade de ser inserido no Gmail, Outlook, Messenger, Yahoo!, Slack, Google Docs, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre muitos outros, tornando-se num assistente sempre presente.
Um cuidado extra com o seu texto irá conquistar futuros parceiros ou até novas chefias. Demonstre o seu profissionalismo e evite gralhas ou documentos informais quando trabalha numa língua estrangeira.
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