Grammarly: O verificador ortográfico de inglês que usa inteligência artificial


Quando escreve um relatório ou um e-mail profissional, é fundamental evitar gralhas e erros gramaticais, no entanto, este processo requer prática e, ainda que seja relativamente simples na sua língua materna, o mesmo pode não se aplicar quando tem de trabalhar em inglês. Programas como o Office 365 incluem um corretor automático bastante útil mas, para além dele, deve usar um software capaz de lhe dar bons sinónimos e de analisar o seu texto como um todo, ajudando-o a escrever melhor. Falamos do Grammarly.


Leia também: Os erros de português mais frequentes


Um revisor inteligente

O Grammarly funciona com a ajuda de uma inteligência artificial capaz de rever o texto, corrigindo gralhas, chamando a atenção para frases pouco claras, e ajudando-o com o tom do documento: formal, informal, académico, e-mail, entre outros. Apesar de possuir uma versão premium, o programa é gratuito em quase toda a totalidade.


Escolha o seu objetivo

Antes de começar a escrever pode escolher o objetivo do documento (original ou importado), consoante cinco áreas, nomeadamente, audiência (geral, conhecedora, expert), formalidade (informal, neutro, formal), domínio (académico, negócios, geral, e-mail, casual, creativo), tom (neutro, confidente, alegre, optimista, amigável, urgente, analítico, respeitoso), e intuito (informar, descrever, convencer, contar uma história). Isto permite-lhe ajustar a sua linguagem.


Analise os conselhos do assistente.

Conforme acrescenta palavras e frases, o Grammarly irá corrigi-lo e oferecer conselhos consoante os objetivos escolhidos e a avaliação geral do documento. Faz sentido? Está confuso? Tem demasiada repetição de palavras?


Exporte como PDFs, conte as palavras e o tempo de leitura

Terminado, pode copiar o documento para outra plataforma ou exportá-lo como PDF. As opções de edição de texto permitem que crie algo de raiz bem organizado (como faz no Office 365), e incluem ainda ferramentas de contagem de palavras e caracteres, assim como de tempo de leitura e ditado - ideias para a preparação de apresentações.


Implementação no Microsoft Office e outros

Se possui o Office 365 pode facilmente implementar o Grammarly para um apoio extra na hora de escrever em inglês (americano, britânico, australiano ou canadense). Para além disso, o programa possui a possibilidade de ser inserido no Gmail, Outlook, Messenger, Yahoo!, Slack, Google Docs, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre muitos outros, tornando-se num assistente sempre presente.


Leia também: Echobox: Como inteligência artificial pode ajudar as suas redes sociais


Um cuidado extra com o seu texto irá conquistar futuros parceiros ou até novas chefias. Demonstre o seu profissionalismo e evite gralhas ou documentos informais quando trabalha numa língua estrangeira.


Keywords: Grammarly, Office 365, Inteligência Artificial, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais