Marketing: Cuidados a ter com cada uma das gerações
É fácil compreender que o marketing direcionado para adultos não será o mesmo usado para um público mais jovem, no entanto, ainda que normalmente se encontrem diferentes estratégias para estas duas faixas etárias, é menos frequente encontrar técnicas específicas para cada uma das gerações consumidoras, por isso, damos-lhe a conhecer as gerações que estão atualmente no mercado e quais os pontos que deve ter em mente.
Uma breve explicação do que é uma Geração
William Strauss e Neil Howe são os responsáveis pelo nascimento do conceito moderno de “gerações”, o fruto de grandes eventos que marcam uma geração inteira, moldando os seus comportamentos e as suas ideologias. Estes momentos importantes na história, que segundo os autores acontecem a cada duas décadas, delimitam o início e o fim de uma geração. Na história moderna existem sete: a Geração Perdida, a Geração Grandiosa, a Geração Silenciosa, os Baby Boomers, a Geração X, os Millennials, e a Geração Z.
Infelizmente, o último membro da Geração Perdida (influenciada pela Primeira Guerra Mundial) faleceu o ano passado aos 118 anos, marcando o final de uma era. O mesmo está prestes a acontecer à Geração Grandiosa (a geração da Grande Depressão), cujos membros vivos nasceram nas primeiras duas décadas do século XX - o seu membro mais idoso é a japonesa Kane Tanaka, nascida em 1903.
Geração Silenciosa
Começamos então com a geração que ainda detém uma grande presença na nossa sociedade, a geração conhecida pelo receio de se expressar livremente, marcada pela presença ativa na Segunda Guerra Mundial e consequentes conflitos. Nascidos entre 1925 e 1942, eles são ainda conhecidos como “avós dos Millennials”, uma boa forma de compreendermos a sua grande presença. Ainda que possa vê-los com aparelhos móveis ou de volta do computador, a verdade é que a maioria prefere um marketing tradicional como cartas, promoções em papel e a possibilidade de se dirigir à loja física para adquirir os seus produtos. A comunicação deve ser feita cara-a-cara ou, no limite, via telefone. As redes sociais são como inexistentes para a maioria dos membros, especialmente os que se aproximam mais da Geração Grandiosa, havendo uma maior abertura nos que nasceram no início da década de 1940.
Baby Boomers
Também categorizados como a Geração W, os Baby Boomers nasceram por volta de 1946 e 1963. Entre as suas conquistas estão a liberdade de expressão, os movimentos pacíficos como a cultura Hippie dos anos de 1960 e 1970, e um grande aumento na taxa de natalidade (razão do seu nome). Situando-se mais perto do nascimento do computador pessoal, a maioria dos Baby Boomers usa as redes sociais e a internet mas, apesar disso, continuam a preferir uma compra em loja física e o contacto via telefone quando o cara-a-cara não é possível.
Geração X
Os filhos mais novos da Geração Silenciosa, nascidos entre meados da década de 1960 e meados da década de 1980, viveram por uma liberdade de expressão única, tendo acabando por se dividir em várias sub-culturas. A internet não é estranha aos seus membros, que se encontravam por volta dos 30 quando os primeiros computadores pessoais entraram no mercado, e poderá inclusivamente encontrar alguns pelo Instagram apesar da sua rede social de eleição ser o Facebook. Eles são ainda os consumidores mais velhos quando se trata de compras online e a loja física já não é um requerimento tão importante quanto para os seus pais e irmãos mais velhos.
Millennials
A polémica Geração Y nasceu dos últimos anos de 1980 até aos inícios dos anos 2000. Até há bem pouco tempo considerada a “garotada”, a verdade é que os Millennials constituem hoje uma grande parte do poder de compra, não apenas por já estarem bem acima da maioridade como pelo facto de muitos já serem pais! Completamente à vontade com as novas tecnologias, as lojas físicas são “algo de outros tempos” e em termos de plataformas poderá encontrá-los tanto no Facebook como no Instagram e Youtube. Este é o público-alvo principal da maioria das empresas atuais que se foquem na faixa etária adulta e são igualmente a primeira geração que prefere adquirir produtos e serviços após ler uma boa review online em plataformas como o TripAdvisor ou o Facebook.
Geração Z
Nascidos um século após a Geração Perdida, a Gen Z será em breve parte fundamental da economia dos seus países. Claro, tecnologia é algo que fez parte das suas vidas desde o nascimento e o marketing mais tradicional já os aborrece. Instagram e Youtube são as plataformas de eleição, assim como a preferência por produtos e serviços publicitados pelos seus influencers favoritos em detrimento de plataformas como o TripAdvisor.
Conhecer as diferentes gerações é fundamental aos negócios duradouros pois se o seu produto se centra no “jovem adulto”, este irá mudar a cada vinte anos, juntamente com os seus gostos e métodos de compra - se agora se foca no Facebook, por exemplo, outra rede social pode ser a chave d’ouro no futuro. Adapte o seu marketing e esteja em cima das tendências mais populares junto de cada geração.
Keywords: Marketing, Gerações, Geração Silenciosa, Geração Grandiosa, Geração X, Geração Z, Millennials, Baby Boomers, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Redes Sociais