Mitos sobre as apresentações que o irão surpreender


É inevitável que mais tarde ou mais cedo esteja responsável por uma apresentação, seja ela sobre um novo produto ou para angariar novos clientes e parceiros. O stress é sempre muito e os cuidados não podem faltar, contudo, alguns mitos podem estar a dificultar esta tarefa, levando-o igualmente a não alcançar os melhores resultados.


Se existe um pódio, deve ser usado

Quando existe um pódio na sala de apresentações, a maioria dos profissionais tende a posicionar-se atrás dele, sentindo que isto é o correto, aliás, muitas vezes a organização irá pedir-lhe que o faça. No entanto, idealmente o discurso deve ser dado de forma descontraída e caminhar de um lado ao outro do palco irá ajudar a transmitir esta sensação, assim como a de confiança no que está a dizer. Caminhar é ideal também pois uma posição inerte será mais “aborrecida” de ser vista.


A apresentação deve estar toda no Powerpoint

É possível que após uma apresentação, alguém lhe peça o Powerpoint para o reler mais tarde, de modo a tomar uma decisão informada. Contudo, para estes casos deve ter um PDF preparado para esse efeito. A sua apresentação, seja em Powerpoint ou em outro software, deve servir apenas como um guia com alguns pontos para ajudar a sua audiência, e para o usar caso se perca no raciocínio. Ler um Powerpoint revela que não conhece o conteúdo e insulta ainda o público, mesmo que involuntariamente, pois este certamente preferiria estar a trabalhar do que estar presente numa apresentação baseada num documento que eles próprios poderiam ler em casa. Lembre-se a sua apresentação deve ser única e a razão para as pessoas estarem presentes naquele momento, naquele lugar. Você está a retirar tempo útil e deverá mostrar que não foi em vão.


O discurso deve ter uma piada

Isto pode ser verdade se for um comediante ou se conhecer um que o possa ajudar. Caso contrário, optar por uma piada pode ser prejudicial, especialmente se esta não tiver piada ou se acabar por ofender involuntariamente alguém. Em troca, procure uma história pessoal e use-a como um exemplo ou um modo de quebrar o gelo.


As perguntas são no fim da apresentação

Sim, claro, responder a uma questão a meio da apresentação pode significar dizer algo que já estava planeado no discurso mas, nesse caso, basta indicar de que irá chegar a esse ponto em breve. A principal vantagem de aceitar perguntas em qualquer altura é o facto de que torna a sua apresentação mais interativa, ajudando-o ainda a proferir o discurso de forma mais natural e descontraída. Use as perguntas e os comentários do público para avançar no que tem para dizer.


Chegar, subir ao pódio, ler o Powerpoint, e responder a perguntas pode ser o que tem em mente para a sua apresentação, afinal, todos o fazem desta forma. No entanto, esta é também a forma mais rápida de ser rejeitado ou mal encarado na sua área.


OUTROS ARTIGOS:

Conheça as melhores alternativas ao Powerpoint

Melhores alturas para procurar emprego

Características de um empreendedor de sucesso


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais