Mitos sobre quem muda frequentemente de emprego


A insatisfação com o emprego atual ou a procura pelo cargo de sonho levam muitos profissionais a trocar constantemente de empresa, algo muito comum especialmente junto dos Millennials. Contudo, e apesar do que alguns profissionais afirmam, este não tem necessariamente de ser um aspecto negativo do currículo.


O que é “mudar frequentemente de emprego”

Durante a década de 1990, as pessoas que mudavam de emprego a cada três anos eram consideradas profissionais que não conseguiam manter um emprego. Este conceito sempre existiu, a única mudança foi o número de anos que implica, encontrando-se atualmente nos 1 a 2 anos. Contudo, a economia atual e a cultura que vivemos obriga muitos profissionais a abandonar a sua empresa após um contrato de seis ou doze meses, sem possibilidade de negociação, levando ao aumento deste “salto de emprego”. Nem sempre é devido ao desejo da pessoa de sair mas sim de algo pré-acordado.


Mudar frequentemente de emprego é sempre mau para o seu currículo

Saltar de empresa em empresa é especialmente natural quando se encontra no início de carreira, tornando-se mais “atípico” conforme os anos passam. Cada profissional tem de encontrar não somente a sua área de verdadeiro interesse mas também a cultura que mais se aplica às suas necessidades, de modo a poder subir de forma saudável e de oferecer o seu melhor à marca que representa.


Permanecer no mesmo cargo por muito tempo é sinal de conhecimento

De igual modo, mudar de emprego pode significar que está a adquirir várias novas competências, contrariamente ao que acontece quando permanece no mesmo cargo durante muito tempo. Por este lado, saltar de trabalho pode ser uma mais valia.


Encontrar o seu caminho e adquirir novos conhecimentos são algumas das principais razões que o podem levar a mudar de emprego e se essa mudança for visível no seu currículo, é importante explicá-la.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como escrever um bom currículo vitae

Mentiras que podem fazê-lo perder o emprego


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais