Estes mitos podem estar a prejudicar a sua startup


Com o crescente aparecimento de “gênios” do empreendedorismo é fácil olhar para as suas vidas e pensar que se não seguirmos os seus passos, não conseguiremos chegar a um nível de sucesso. Porém, isto não é necessariamente verdade e alguns dos conhecidos “mitos do empreendedorismo” podem estar a impedi-lo de seguir os seus sonhos ou a prejudicar a sua startup.

Nascer um empreendedor de sucesso
As histórias inspiradoras de grandes nomes como Steve Jobs, Elon Musk, e Mark Zuckerberg levam muitos a crer que se nasce um empreendedor de sucesso. Contudo, isto não está mais longe da verdade. Existem pessoas que podem ter um dom natural para o negócio mas sem trabalho árduo e completa dedicação, nenhum destes homens teria alcançado o sucesso que detém atualmente. Se tem uma ideia e acredita nela, trabalhe-a e dedique-se a ela. Nunca desista porque lhe dizem que não chegará a lado nenhum. Acredite em si e no seu potencial e com o tempo verá a sua ideia dar frutos.

Desistir da universidade
Empreendedores como Mark Zuckerberg inspiram várias pessoas a desistir dos estudos para começar um negócio. A ideia de que os estudos, como a universidade, são indispensáveis é um mito que prejudica o futuro de muitos. O sucesso de Zuckerberg, e outros semelhantes, não se justifica pelo facto de ele ter deixado os estudos mas sim de possuir uma ideia à qual dedicou literalmente a sua vida - uma ideia que entre sorte e dedicação, deu certo. Na maioria dos casos, nenhuma empresa ou parceiro o levará a sério se descobrir que você tem apenas o ensino secundário. Não desista dos estudos, conheça a área em que pretende começar a sua carreira e verá que as suas oportunidades irão aumentar.

Um bom empreendedor trabalha para si
Outro mito muito presente é que os grandes empreendedores não trabalham para outras empresas e começam neste mundo com o seu próprio negócio. A verdade é que a maioria dos empreendedores começou de facto por trabalhar para outros empreendedores, conseguindo um nome para si nessas mesmas empresas e avançando mais tarde para um negócio seu, por vezes até com o apoio da sua antiga equipa. Conheça o mundo do empreendedorismo através de alguém que já tem sucesso nele, crie relações profissionais úteis e depois aproveite essa experiência para investir em algo seu.

Trabalhar sozinho é sempre melhor
As empresas terem como cara o nome de uma pessoa, pode fazê-lo acreditar que os grandes empreendedores trabalham sozinhos. Porém, sem uma boa e dedicada equipa por detrás deles, nenhum teria alcançado o sucesso que tem hoje em dia. Rodeie-se de pessoas em quem pode confiar e que têm como objetivo ajudar a sua empresa, a vossa empresa, a crescer. Crie o sentimento de família e de cooperação. Pode ser que um dia o seu nome seja conhecido mas nunca se esqueça que sozinho não conseguirá alcançar o êxito.

Os mitos raramente são úteis, perpetuando mentiras em que acreditamos por serem bastante verossímeis. No entanto, é fundamental perceber até que ponto algumas verdades universais vivem apenas das aparências pois estas podem estar a prejudicar o seu futuro. Inspire-se em quem já chegou ao topo mas perceba que todos nós seguimos caminhos diferentes mesmo que no fim cheguemos ao mesmo lugar.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Prepara-se para as tendências das redes sociais para 2018
O que devemos procurar quando contratamos

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais