Mitos sobre a vida enquanto nómada digital


A vida como nómada digital está a ganhar popularidade nos dias de hoje especialmente devido à facilidade com que é possível trabalhar a partir de casa ou qualquer outro lugar com acesso à internet. No entanto, ainda que este modo de vida seja desejado por muitos, é comum que se olhe somente para o lado positivo - como a liberdade para trabalhar onde se quiser, aproveitando para conhecer outras culturas - e não para os elementos negativos.


É o mesmo que estar sempre de férias

As imagens de pessoas na praia com os seus computadores são frequentes, contudo, isto não podia estar mais longe da verdade. A vida num hotel pode ser descontraída durante algum tempo mas não quando se têm diversas tarefas pela frente. O movimento e o barulho dos hóspedes, assim como uma internet nem sempre boa, levam este cenário a tornar-se rapidamente num pesadelo para qualquer pessoa que deseja trabalhar eficazmente. Por outro lado, se tem de trabalhar, não tem tempo para estar constantemente a visitar museus, monumentos, ou até a passar algumas noites nos bares mais conhecidos da zona.


Permite viajar por várias cidades e países

Novamente, ainda que isto não seja completamente mentira, o tempo e o dinheiro gasto em viagens constantes tornam-se num obstáculo a todos os que desejem trabalhar. Apesar da facilidade em fazê-lo ser maior, a maioria dos nómadas acaba por permanecer numa mesma cidade por um longo período de tempo, aproveitando as férias, as folgas, e as alturas de menos trabalho para de facto viverem ao máximo o seu estilo de vida.


O trabalho reduz-se a somente algumas horas por dia

Se o seu trabalho de escritório pede de si oito horas de serviço, você terá de dedicar oito horas de serviço onde quer que esteja. Tal como trabalhar a partir de casa, ser nómada traz muitas vezes ideias românticas de que como não existem horários físicos, nem colegas ou chefes para controlar o trabalho, é possível escapar às suas tarefas. Mas sejamos realistas. Se a sua produtividade diminuir e as tarefas por que é responsável não aparecerem feitas, você acabará por ser despedido tal como aconteceria num escritório tradicional.


Se está a pensar experimentar este modo de vida, deve refletir bastante entre os prós e os contras de se ser um nómada digital. Apesar das regalias, os desafios não são para todos, e vários profissionais acabam por desistir deste modo de trabalho pelas várias dificuldades.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital

Como gerir uma empresa de nómadas digitais

Melhores sites para encontrar a sua equipa remota

Como construir uma carreira enquanto Nómada Digital


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais