Motivação e responsabilidade devem andar juntas


Se está à frente de uma empresa é importante motivar a equipa que trabalha consigo, porém, é igualmente importante que a saiba responsabilizar quando os erros acontecerem. Não deve ser um chefe demasiado rígido mas a paixão que tem pelo seu trabalho deve transparecer de forma equilibrada.

Defina papéis
Faça questão de explicar a cada membro qual o seu papel na empresa e quais as suas responsabilidades. Motive-os na sua jornada e mostre-se disponível para os ajudar mas com a certeza de que se errarem saberão admiti-lo e resolver o problema.

Comunique com a sua equipa frequentemente
Do mesmo modo que terá de os responsabilizar de algo acontecer, é necessário que esteja em constante comunicação com a sua equipa. Ouça as suas dúvidas e as suas preocupações, garanta-lhes que se estão ali é porque são capazes de ultrapassar os obstáculos que se vão apresentando. Evite contactar com a sua equipa somente quando algo corre mal.

Seja positivo
Reforçando a ideia anterior, é preciso que saiba elogiar um bom trabalho quando este acontece. A equipa sentir-se-á mais motivada por saber que está no bom caminho e terá uma maior tendência e sentir-se ainda mais responsável pelo seu trabalho. Mostre a sua importância na empresa e de que forma as suas vitórias e derrotas, são as vitórias e as derrotas da empresa.

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais