Motivos que o levam a procrastinar


Depara-se com momentos de autêntica procrastinação nos quais não tem vontade de terminar nenhuma das suas tarefas? Sabia que este estado pode dever-se a situações que podem ser facilmente alteradas, resultando numa melhoria significativa da sua produtividade e felicidade geral?


Não alimentar a sua necessidade de recompensa

A dopamina é um químico que o seu cérebro produz sempre que faz algo de que gosta, dando-lhe aquela sensação momentânea de felicidade - quando recebe uma mensagem ou quando é convidado para jantar, por exemplo. Devido a isto, o nosso cérebro está “programado” para executar somente tarefas que o levem a uma recompensa, contudo, isto nem sempre é possível, e é fácil chegar a um ponto da sua carreira ou do seu dia em que não importa o quanto você faça, nada fica realmente feito. Isto pode acontecer porque a tarefa demora muito tempo a fazer ou é algo complexo. De modo a evitar que os seus níveis de dopamina fiquem demasiado baixos, levando-o a perder motivação, vá recompensando-se ao longo do dia especialmente quando se sente mais em baixo. Esta recompensa pode ser um café, um snack, ou até uma ida às redes sociais.


A tarefa é complexa

Uma tarefa que exige vários passos para ser iniciada ou uma tarefa que nunca tenha feito antes podem levá-lo a sentir que não sabe por onde começar, diminuindo a sua motivação. Nestes casos, o melhor é ir dividindo a tarefa em blocos e, se tiver dificuldade, fale com uma chefia ou um colega mais experiente que o possa guiar nos primeiros passos.


Falta de interesse

Este problema afeta milhões de profissionais por todo o mundo e pode ser um dos obstáculos mais difíceis de serem ultrapassados. Isto acontece quando a tarefa que tem em mãos lhe é desinteressante, sentido que não ganha realmente nada ao executá-la. Uma das formas de lutar contra a procrastinação nestes casos é criar um calendário rígido de horários em que determinados passos devem ser tomados. Siga o calendário à risca e tente adicionar momentos de lazer ou distração pelo meio, garantindo que faz algo interessante pelo caminho, sem que isso afete a sua produtividade.


Infelizmente mais tarde ou mais cedo terá de lidar com este mal, contudo, existem formas de o ultrapassar. Descubra o que realmente o incomoda e perceba como pode mudar esse fator.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como tornar o seu escritório num espaço ideal de produtividade

Melhore a sua produtividade em 2019

Como ser mais rígido com a sua produtividade


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais