Palavras e expressões proibidas no local de trabalho


No mundo do empreendedorismo, a sua capacidade de comunicação irá ditar o seu sucesso ou fracasso. Boa retórica e boa apresentação são essenciais mas, claro, dominar um português correto e formal é igualmente fulcral se deseja conquistar clientes e parceiros de negócio. Para além disso, lembre-se que existam palavras que, ainda que eventualmente presentes no nosso dicionário, devem ser sempre evitadas em local de trabalho.


LEIA TAMBÉM: Natal: Presentes que pode oferecer ao seu chefe ou colega


Bem, na realidade…

Normalmente, quando alguém profere “bem, na realidade…” encontra-se em situação de correção relativamente a um facto falso ou parcialmente incorreto, dito por outra pessoa. Ainda que pense estar a optar pela melhor solução, a de correção, feito demasiadas vezes este simples gesto irá transparecer a ideia de que você se quer mostrar como “sabe tudo”, traduzindo-se em arrogância.


Mas…

Está um bom dia para um almoço de equipa mas os nossos membros vivem em outro país. Vamos pegar nesta frase exemplo. O que foi dito realmente? Nada. O “mas” retira toda a importância da primeira parte da frase, tornando-a inútil e até agressiva em alguns casos. Por exemplo, imagine que o seu funcionário desempenhou uma tarefa e você não gostou do modo como esta foi concluída. Em vez de dizer algo como “agradeço o seu empenho mas o processo de execução está errado”, opte por algo mais amigável e eficaz como explicar-lhe outras formas de executar corretamente a tarefa.


Presumi que…

Quando diz a alguém que “presumiu…” está a mostrar que não se informou corretamente ou que não prestou atenção à informação dada anteriormente. Mais do que isso, dá a sensação que não se importa com o assunto que está a ser discutido.


Foi culpa de…

Mais do que culpar alguém por um mau resultado, a sua equipa deseja encontrar uma solução para determinado problema. Claro que por vezes o erro é tão grande que culpados devem ser encontrados mas antes de tudo isso, trabalhe para descobrir qual a melhor solução. Depois disso, se necessário, chame os responsáveis e converse com eles de forma privada, sem que toda a equipa o ouça - o contrário irá criar mau ambiente na sua empresa.


F*****e...

O chamado “calão” é visto pelas gerações mais novas como meras palavras sem qualquer significado pejorativo, contudo, não é isto que acontece com a maioria das pessoas com quem irá trabalhar. Muitos profissionais odeiam “brejeirices” e irão formar uma péssima impressão sua se o ouvirem pronunciar estas palavras. Dê preferência a um português mais formal e delicado sempre que estiver em ambiente de trabalho.


Sinceramente…

Pode ser inocente mas quando diz “sinceramente, penso que…” acaba por dar a sensação que nem sempre é honesto. Se vocalizar a sua opinião quando esta é requerida, não precisará classificar quando está a ser sincero.


Tipo, hm…

Vocalizações como “hm” ou palavras como “tipo” acabam por fazer parte do nosso vocabulário oral, servindo para preencher vazios enquanto pensamos no que dizer a seguir. Ainda que este não seja um erro imperdoável, não fazê-lo irá surpreender as pessoas com quem fala e oferecer-lhe uma imagem de profissional em quem se pode confiar.


Pessoalmente…

Se está em âmbito de trabalho, provavelmente a sua opinião pessoal em nada valerá quando está a discutir determinado assunto. Evite dizer “pessoalmente…” pois a sua opinião deve se basear em factos ou experiência profissional. Há uma razão pela qual dizemos, “não é pessoal, são só negócios”.


LEIA TAMBÉM: Cibercrime é a nova grande preocupação das empresas, diz estudo


Aprenda a comunicar-se de forma eficaz e verá que a sua carreira irá desenvolver-se mais rapidamente e com melhores oportunidades. Temos tendência a ter cuidado extra com os e-mails ou as cartas que escrevemos e é fácil esquecer que a comunicação oral é igualmente importante, senão mais, especialmente pelo facto de não termos tempo para a elaborarmos. Quanto melhor falar, melhor impressão terão de si.


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais