As perguntas a que deve responder quando começa uma startup


Se abriu a sua startup ou se está a pensar fazê-lo brevemente, existem algumas perguntas para as quais deve ser respostas firmes, garantindo que tem os princípios básicos que irão cimentar o seu sucesso a longo prazo.


Precisa de ajuda?

Quando inicia um negócio, é fácil pensar que não precisa da ajuda de ninguém, contudo, é essencial organizar o trabalho que terá pela frente e compreender se de facto precisa de ajuda ou não. Se a resposta for sim, comece a olhar para as opções - evite contratar amigos somente por serem amigos e dê preferência a profissionais competentes.


O que o destaca?

Se deseja iniciar um negócio, certamente acredita que tem algo de diferente a oferecer. O que é esse elemento? Analise precisamente qual é e saiba também explicá-lo de forma simples ao outro pois isso ser-lhe-á perguntado por clientes e futuros parceiros.


O que é o seu produto ou serviço?

O que é, qual o seu objetivo? Que problema procura resolver ou que vantagens traz a quem o adquire? Esta resposta é fundamental pois irá ajudá-lo na hora de desenhar o seu plano de marketing. Analise bem o produto e pense numa forma simples e rápida de se explicar, sem se esticar demasiado ou o produto parecerá algo demasiado complexo ou algo que nem você compreende completamente.


Para quem é o produto?

De seguida, tendo a descrição do produto, é importante saber quem o irá adquirir. Existem produtos que podem ser vendidos a todas as pessoas mas normalmente estes são direcionados a um género, a uma cultura, ou a uma idade. Pense quem são os principais compradores e direcione o seu marketing para eles, especialmente numa fase inicial.


Qual a melhor e a pior coisa que podem acontecer?

Esta parte é muito importante pois deve sempre possuir um plano B ou C para ambos os lados. Pense cuidadosamente quais os principais desafios que pode enfrentar e qual a pior coisa que pode acontecer à sua empresa, procurando estratégias que, eventualmente, pode adotar nessa altura. De igual modo, deve pensar no seu objetivo supremo, assim como nos pequenos objetivos que procura conquistar, e na forma como irá lá chegar.


Começar uma empresa é um passo importante e se não souber exatamente o que procura, corre o risco das coisas não correrem bem. Prepare-se bem, responda a estas questões, crie um plano de negócio, assim como um plano de marketing, e quando estiver tudo bem desenhado, dê o passo inicial.


OUTROS ARTIGOS:

Redes Sociais: Novidades populares em 2019

Redes Sociais: O lado negro que deve evitar


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais