As principais razões para abrir a sua própria empresa


Muitas pessoas questionam-se mais tarde ou mais cedo se abrir a sua própria empresa não seria uma boa ideia, uma forma de se sentirem mais felizes, e muitos conseguem alcançar o sonho. Contudo, será que sabe quais as razões mais populares quando se trata do que motiva os novos empreendedores?


Uma ideia inovadora

Ter uma ideia inovadora, algo que quem o rodeia vê como um novo produto indispensável mas que ainda não existe no mercado nacional (ou até mesmo internacional) é uma das melhores razões para começar a sua empresa. Existindo logo à partida interessados, muitos dos novos produtos tornam-se virais e pode inclusivamente tirar partido do que plataformas como o Kickstarter têm para oferecer.


Gosto pelo conhecimento e pela responsabilidade

Outros profissionais expressam uma necessidade de serem responsáveis por alguma coisa em grande, assim como de se manterem em constante aprendizagem, conhecendo novas áreas e novas formas de trabalho. Estes dois elementos incentivam muitas vezes à criação de uma empresa, um desafio auto-colocado.


Experiência na área

A carreira de muitos profissionais permite-lhes conhecer tudo o que há para saber sobre uma determinada área e isso leva-os a decidirem arriscar no seu próprio negócio, especialmente se sentem que as empresas à sua volta poderiam estar a fazer as coisas de outra forma ou se não conseguem um lugar nas melhores marcas.


Paixão por determinada área

Se trabalhar para outra pessoa já é desgastante, ser o dono de uma nova empresa sê-lo-á ainda mais, por isso, quando alguém se aventura na criação de uma empresa, normalmente fá-lo por uma grande paixão que lhe permite sacrificar tempo com os amigos e até poder de compra, para se dedicar a este projeto - que irá requerer muito tempo e muito dinheiro.


Evite iniciar um projeto somente porque teve uma ideia ou porque alguém lhe disse que seria bom a  fazê-lo. Analise a possibilidade com tempo e planeie tudo antes de tomar a decisão de tornar este no seu trabalho a tempo inteiro. Uma decisão precipitada pode levá-lo não so a perder uma oportunidade como a perder dinheiro.


OUTROS ARTIGOS:

Mitos que podem prejudicar a sua liderança

Calendário: Como organizar o seu tempo da melhor forma


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais