Redes Sociais: O lado negro que deve evitar


Perfeitas para fazer amigos, reencontrar pessoas que não vê há anos, promover o seu negócio, ou encontrar parceiros, as redes sociais têm inúmeras vantagens que as gerações mais novas rapidamente captam, no entanto, como tudo na vida, estas plataformas escondem um lado negro para o qual se deve preparar.


Lucros por cima de relações pessoais

Uma rede social tem como principal objetivo criar ligações pessoais, contudo, cada vez mais estas plataformas demonstram que o lucro está acima de qualquer coisa. Começando pelo Facebook mas aplicando-se também ao Instagram e até ao LinkedIn, promover um produto ou serviço transforma-se frequentemente no único objetivo das empresas, esquecendo-se que é igualmente importante criar uma relação de amizade com o cliente. Isto leva vários negócios a impingir produtos que os clientes não querem e até a ignorarem o seu feedback, oferecido através de comentários e mensagens privadas.


Auto-confiança igual a interações

Com a facilidade de conseguir uma resposta rápida por parte de quem o segue, é fácil deixar-se levar pela positividade de um grande número de interações, duvidando das suas capacidades quanto estas não correspondem à sua expectativa. Vários casos de depressão estão diretamente ligados às redes sociais e é fundamental que perceba que o número de likes não corresponde ao ser valor real enquanto pessoa e profissional, assim como compreender a existência dos “trolls”, pessoas que o seguem e que comentam constantemente de forma negativa no seu conteúdo com o único de intuito de o fazer sentir-se em baixo.


Falhas na proteção de dados

Este tema é mais do que discutido online e é normal que muitos utilizadores se comecem a afastar de algumas redes sociais como o Facebook, temendo que os seus dados pessoais acabem vendidos ou usados para lucros. É importante manter os dados dos seus clientes seguros ou eles perderão a confiança em si.


O crescimento do clickbait

O facto das redes sociais serem ideais para promover serviços e produtos levou a uma crescente competitividade entre as empresas, a resposta de muitas? O clickbait. Títulos e imagens sensacionalistas e até mentirosas são constantemente utilizadas para levar os utilizadores a clicarem neles e não no conteúdo do outro. Contudo, as pessoas começam a acordar para este fenómeno, percebendo a falta de credibilidade de determinada empresa e perdendo a confiança nela. Pode ser difícil mas mantenha-se longe desta estratégia. Construa um plano de marketing criativo e que de facto vai de encontra ao que o cliente quer.


Tudo isto culmina num mau ambiente e numa plataforma que rapidamente começa a ser abandonada, por isso, lutar contra estes elementos irá ajudá-lo direta e indiretamente. Evite cair no erro de tantos outros utilizadores.


OUTROS ARTIGOS:

Samsung Galaxy Fold: Tudo o que precisa saber

Youtube: Tudo o que mudou com a nova política


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais