Redes Sociais: As melhores plataformas para o seu negócio


Idealmente o seu negócio deve estar presente nas redes sociais mais populares do momento, contudo, na hora de tirar o maior partido delas nem sempre é fácil focar-se em duas ou três ao mesmo tempo, em especial se não se sente à vontade com elas. Por isso, trazemos aqui um pequeno guia que o irá ajudar a perceber em que plataforma deve centrar esforços, dependendo do tipo de produto que oferece.


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Instagram e TikTok

Comecemos pelas redes sociais da juventude, por aquelas que não podem faltar se o seu público-alvo são os adolescentes e jovens adultos - a Geração Z e os Millennials. Alimentando-se das tendências, dos novos movimentos e do que “está na moda”, estas plataformas vivem das fotografias (Instagram) e dos vídeos (TikTok). Dependendo do tipo de conteúdo que pretende publicar deve escolher entre uma ou outra - se não conseguir atacar as duas. Lembrando que o Instagram também permite a partilha de vídeos, sendo o mais popular o livestream.


Facebook

Direcionada para Millennials e gerações mais velhas, esta rede social tem uma grande vantagem, a possibilidade de partilhar links sem a necessidade de possuir determinados seguidores - como acontece com os 10 mil seguidores no Instagram. Se produz muito conteúdo escrito, então esta plataforma deve fazer parte dos seus planos.


Youtube

O Youtube é certamente uma plataforma que alcança todo o tipo de gerações. Os mais novos veem as tendências, os youtubers do momento, e os mais velhos apreciam vídeos engraçados ou até documentários. Não existe limite à criatividade e aqui pode encontrar de tudo um pouco, para todos os gostos. Claro, a plataforma foca-se no conteúdo vídeo sendo perfeito para demonstrações, explicações de como usar determinado produto, Q&As, e muito mais.


LinkedIn

Regra geral, esta plataforma não deve ser um foco até ter controladas as redes sociais acima. Numa fase inicial é importante apenas manter o seu currículo atualizado, bem como os dados da sua empresa, caso opte por criar uma página para ela. Ainda que seja possível angariar clientes via LinkedIn, a maioria da sua comunicação será para reforçar, sendo o número de conversões por norma inferior ao que se consegue pelos espaços tradicionais.


Conhecer o seu público-alvo e o produto que pretende vender é importante na hora de decidir em que rede social se deve focar. Escolher a opção errada, irá levá-lo a direcionar recursos e esforços para algo que não lhe trará os resultados pretendidos. 


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