Reunião: Estudo revela preferências dos profissionais americanos


Durante 2019, a Google comissionou um estudo à SurveyMonkey em nome da sua extensão do Google Calendar, a Clockwise. No total foram entrevistados 757 trabalhadores americanos e os resultados servem para as chefias compreenderem melhor o modo como as reuniões são vistas pelas suas equipas, afinal, este é um problema não apenas americano como mundial.


LEIA TAMBÉM: Reunião: Como apresentar os dados dos gráficos de forma coerente e cativante


O dia perfeito para as suas reuniões

As terças (29%) e as quartas (25%) são os dias preferidos dos entrevistados, seguidos das segundas (22%), das quintas (12%) e das sextas (12%). Por outro lado, quando questionados sobre o dia menos favorito para reuniões, os participantes responderam as segundas (47%) e as sextas (40%) - a maioria dos profissionais tende a sentir que o primeiro dia da semana é o menos produtivo e as sextas estão normalmente ligadas à expectativa do fim-de-semana e da folga, deixando a equipa mais distraída.


O que não fazer durante uma reunião

Os cinco grandes elementos que deve evitar são: chegar atrasado, usar o smartphone, interromper quem está a falar, realizar uma reunião sem um propósito claro, ou comer. Ainda que exista alguma discrepância entre gerações no que diz respeito ao uso dos dispositivos móveis (com as novas gerações a serem mais tolerantes), existe um consenso em assuntos como os atrasos e o comer em frente dos colegas.


Os maiores desafios enfrentados

O vencedor nesta categoria são as conversas fora de tópico, sendo apontado pela grande maioria dos entrevistados. De seguida temos a dominância de um pessoa na conversa, a falta clara de próximos passos e novos objetivos, a dificuldade de iniciar a reunião a horas, e os tradicionais problemas com os projetores ou os computadores. Curiosamente, a SurveyMonkey descobriu que 54% dos profissionais que trabalham nas áreas tecnológicas apontaram o último desafio como sendo um dos principais.


O papel das chefias na gestão das reuniões

Dos participantes, 78% sente que as reuniões são normalmente desorganizadas. A culpa é quase sempre vista como sendo das altas chefias (38%) ou das chefias diretas (16%).


Ir a uma reunião é pior do que ir ao dentistas

De modo peculiar, o estudo questionou as pessoas sobre o que preferiam fazer em vez de ir a uma má reunião. Os resultados: ir ao dentista, falar de política num jantar de família, estar horas numa sala de espera a ver um canal de televisão aborrecido, ou ligar para o atendimento ao cliente.


O que pode fazer para criar a reunião de sonho?

Demarcados os problemas, está na hora de procurar as soluções e o estudo toca também nesse assunto. 64% dos participantes confessa que aquilo de que mais gostam numa reunião é o plano organizado e com um objetivo claro, sentindo que de facto estão a investir tempo e esforço em algo que os beneficia. Nos escalões mais jovens (dos 18 aos 29 anos), a preferência foi para almoço incluído e, como a SurveyMonkey diz, comida oferecida é sempre um ponto forte num início de carreira! 


Quanto tempo dura a apresentação até ser interrompida?

Para terminar, 26% dos profissionais afirma que consegue apenas falar durante 15 minutos antes de ser interrompido, 25% diz que o tempo é de 30 minutos, e 20% confessa que consegue expor as suas ideias de seguida somente durante uma hora. Entre as principais causas para a paragem estão a passagem de outro colega de trabalho, notificações de e-mail, conversas entre os presentes, outras reuniões agendadas, e as redes sociais.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Conheça as alternativas ao Powerpoint


Utilize estes dados para organizar melhor as reuniões da sua empresa. Perceba até que ponto esta pode ser substituída por uma conversa breve ou até um e-mail. Utilize esta opção somente para casos importantes ou acabará por desmotivar a equipa.


Keyword: Reuniões, Produtividade, SurveyMonkey, Google Calendar, Clockwise, Google, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais