As reviews são um elemento importante para si mas também para o seu cliente


Traduzindo-se numa das melhores formas de conseguir feedback útil ao avanço da sua empresa, o sistema de reviews deve fazer parte do plano da sua empresa, esteja ele incorporado no seu site ou dependente de sites externos e populares como o TripAdvisor. Contudo, incentivar o seu cliente a deixar uma review não é somente benéfico em termos de melhoramento de serviço mas igualmente como método de melhorar a sua relação com ele.


Aumentam a confiança em futuros clientes

Mais do que confiar naquilo que você escreve no seu site e redes sociais, os futuros clientes tendem a sentir-se mais interessados quando lêem comentários e opiniões de outras pessoas que não ganham nada em partilhar algo positivo. Deste modo, quantas mais reviews tiver, maior a probabilidade de cativar novas pessoas, para além de criar um ambiente onde elas podem discutir as suas experiências.


Demonstram transparência

No meio das reviews irá certamente encontrar algumas menos positivas ou até completamente negativas. No entanto, contrariamente ao que muitas pessoas acreditam, estas opiniões não encorajam necessariamente outras pessoas a abandonar o negócio, pelo contrário. Saber responder aos comentários que partilham problemas com os seus produtos ou serviços demonstra que você de facto se interessa pelos seus clientes e se encontra disponível para tentar resolver qualquer problema que estes tenham encontrado. Ao ignorar comentários negativos ou ao responder de forma agressiva irá transmitir a ideia de que não é uma empresa de confiança.


Criam um sentido de comunidade

Ao pedir reviews aos seus clientes irá transmitir a ideia de que se preocupa com a sua opinião, oferecendo um sentimento de pertença a uma comunidade. Para além disso, ao ter muitas reviews na sua página irá levar as pessoas a sentirem que fazem parte de um grupo importante conforme lerem opiniões que se assemelham à sua.


Apesar das inúmeras vantagens é importante saber como gerir igualmente as reviews negativas, sabendo que estas podem inclusivamente destruir o seu negócio. Peça reviews aos seus clientes e construa uma base de fãs que o leve ao crescimento.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Defenda a sua marca de reviews negativas

Como melhorar a sua relação com o cliente


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais