Sites que podem estar a distrair a sua equipa
As inúmeras vantagens das novas tecnologias são sempre contrabalançadas pelas várias desvantagens e é dever da chefia perceber até que ponto estas estão a prejudicar a produtividade da equipa e da empresa. Se os profissionais a seu cargo têm acesso à internet, como parte ou não das suas funções, verifique se não está na altura de proibir ou de bloquear estes sites.
Redes sociais, o inimigo óbvio
Facebook, Twitter e Instagram são normalmente desnecessárias ao trabalho da sua equipa, contudo, constituem uma distração que apesar de “momentânea” pode roubar vários minutos ou horas sem que o profissional se aperceba. Uma boa forma de combater este problema, é bloqueando o acesso a estes sites.
Canais de vídeo em streaming
Os serviços de streaming facilitam o nosso acesso a série e filmes, no entanto, esse conteúdo é ideal para as folgas e as férias. Infelizmente, alguns profissionais optam por ter estes serviços abertos enquanto trabalham, prejudicando a sua concentração e se pensa que é exagero nosso, o New York Times publicou um artigo em 2017 partilhando dados fornecidos pela Netflix em como 37% dos seus utilizadores confessam passar pela plataforma durante as horas de trabalho.
Espaços de compra online
Não é somente em lojas físicas que as pessoas perdem minutos e horas a analisar os novos produtos, o mesmo acontece em lojas online. Perceba quais as mais populares e evite que a procura de um produto se torne não impossibilidade do profissional se concentrar completamente na tarefa que tem à frente.
Sites de apostas
Casinos online e sites de apostas são exemplos de sites que pode bloquear pois são um vício que irá distrair os profissionais, colocar em causa a segurança da sua empresa, ou deixar os clientes ou parceiros (que acidentalmente virem o conteúdo) com a impressão de que não é profissional.
Comunique claramente à sua equipa quais os sites a que pode aceder e quando, lembrando que os intervalos e a hora das refeições podem ser usados para aceder a conteúdo “proibido” na hora de trabalho.
ARTIGOS RELACIONADOS:
Como controlar as distrações tecnológicas no local de trabalho
Dicas para não se distrair durante apresentações