Soft Skills: O que são e quais as mais importantes para qualquer profissional


Um curso universitário ou profissional, um estágio, um podcast, um livro - tudo isto são formas de adquirir conhecimentos fundamentais à sua carreira, contudo, existem habilidades que não são ensinadas nos meios tradicionais e que dependem, em muito, de si, da sua personalidade, e da sua capacidade de evoluir enquanto pessoa. Estas são conhecidas como as soft skills.


LEIA TAMBÉM: Produtividade: Alterações simples para trabalhar melhor no computador


Saber trabalhar em equipa

Seja qual for a sua área de trabalho, saber fazer parte uma equipa nem sempre é fácil para todos os profissionais. Enquanto alguns gostam de trocar ideias e dividir trabalho, outros preferem fazer tudo sozinhos, sentindo que o colega não será capaz de executar a tarefa corretamente. É fundamental aprender a confiar nas pessoas que o rodeiam, respeitar os prazos que o grupo colocou, partilhar as suas ideias e opiniões de forma correta.


Saber gerir o tempo

A capacidade de multitasking produtivo e de gestão de tempo não é fácil de dominar e existem profissionais que entram em grande stress quando veem à sua frente várias tarefas importantes. Aprenda a criar to-do lists eficientes, saiba distinguir algo importante de algo urgente, descubra a que hora do dia é mais produtivo, e saiba dizer “não” a compromissos que não pode mesmo aceitar.


Ter empatia pelo outro

Para criar boas relações de trabalho é preciso saber empatizar com o outro, com os seus problemas e desafios. Entenda que, por exemplo, se um parceiro está a passar por uma crise, é normal que acabe por exteriorizar essa frustração quando fala consigo. Demonstre-se disponível para ajudar no que for preciso e use estes momentos para reforçar os laços da sua rede de networking.


Exercer pensamento crítico

Um bom empreendedor deve exercer pensamento crítico, evitando acreditar ou seguir opiniões de outros sem antes refletir sobre estas. A falta desta habilidade pode levá-lo a aceitar propostas prejudiciais à sua empresa ou a contratar um profissional que não se adapta às necessidades da marca, por exemplo. Pense por si e use a sua experiência para decidir como agir em determinada situação, mesmo que outra pessoa lhe indique o caminho. Por outro lado, lembre-se que o pensamento crítico irá também permitir-lhe ser flexível e ouvir soluções pouco tradicionais mas que o ajudam a inovar.


LEIA TAMBÉM: LinkedIn: As secções mais importantes no momento de atualizar o currículo


Existem profissionais que o podem ajudar a evoluir as soft skills mas muita dessa evolução terá de vir de si e da sua vontade de melhorar enquanto empreendedor. 


Keywords: Soft Skills, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais