Telefonar continua a ser a melhor opção


Tecnologias como as videochamadas, servidores de e-mail rápidos e aplicações como o Skype vieram quase que substituir os telefonemas por completo, permitindo aos empreendedores mais ocupados, ler e responder a propostas quando lhes é mais conveniente, tornando as chamadas num processo demoroso e pouco adequado. Porém, acredite que este método continua a ser, em alguns casos, a sua melhor aposta. Saiba o porquê e o quando deve optar por um telefone em detrimento de uma mensagem via e-mail.

Menor risco da sua mensagem se perder
Um empreendedor recebe normalmente um excessivo número de e-mails e, inevitavelmente, alguns acabam por se perder no amontoado, ficando por responder indefinidamente - se alguma vez o forem. Se o assunto possui alguma urgência, o melhor é tentar contatar a outra parte via chamada telefónica.

Transmite melhor ideias complexas
Se a sua mensagem é longa ou complexa, esta poderá não ser transmitida da melhor forma por e-mail. O mesmo se aplica se o conteúdo do e-mail levar a várias questões por parte do recipiente. Um telefonema de meia-hora pode ser o ideal para este tipo de assuntos que, ao serem tratados via métodos mais modernos, poderão prejudicar a sua relação e diminuir a produtividade, obrigando a vários dias de troca de mensagens.

Aproxime-se do outro
Um e-mail pode por vezes ser um método demasiado frio para se comunicar com o outro. Se deseja tratar de um projeto delicado ou até saber sobre a saúde do seu cliente ou parceiro, telefonar oferece uma forma de comunicação mais calorosa e íntima que irá certamente melhorar a sua relação.

Prepare de antemão o que vai dizer, escolha uma hora adequada (evite fazer telefonemas durante a madrugada ou à hora típica das refeições), seja sucinto, e utilize o telefone para avançar com projetos e relações profissionais. Aproveite os pequenos intervalos para contatar aquele cliente importante e evite perder demasiado tempo com e-mails redundantes e que em nada avançam o seu negócio.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Aceite a tecnologia como a sua assistente do futuro
Como crescer com aqueles que o odeiam - os Haters

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais