Verifique o rasto online dos seus candidatos
Num mundo cada vez mais digital é importante ter atenção não somente à sua presença física em eventos e outras ocasiões públicas como ao seu rasto online nas redes sociais. De igual modo, quando procura novos membros para a sua equipa, é fulcral que analise bem o seu rasto pois este pode vir a demonstrar muito sobre o profissional e sobre a imagem que a sua presença irá oferecer à empresa.
Existência de um perfil
Ainda que uma má presença online não seja desejada, deve optar por profissionais que possuam perfis nas redes sociais principais, pois estes demonstram que o candidato está a par das novas tendências e que tem uma plataforma onde promover a empresa.
Estude a sua personalidade
Os seus interesses e o modo de se comunicar são elementos importantes antes de decidir contratar. Quem sabe, o profissional pode ter deixado comentários impróprios sobre a sua última empresa e os seus ex-colegas, algo nada desejável. De igual forma, alguns modos de vida ou opiniões extremistas que possam vir a prejudicar a sua empresa serão normalmente denunciadas nos perfis.
Linguagem
Mesmo que um perfil de rede social seja para a pessoa relaxar e ter uma postura informal, é relativamente fácil de detectar um profissional com uma linguagem que se adapte à cultura da sua empresa.
Analise os candidatos em tudo o que puder e não leve as redes sociais de forma demasiado leve. As pessoas mentem, contudo, curiosamente deixam a verdade ser partilhada nas redes sociais, não percebendo que estas fazem igualmente parte do seu currículo.
OUTROS ARTIGOS:
Angel Investor: O que saber antes de começar
Natal: Aproveite a época para aumentar a presença da sua marca