GOVWISE
A GOVWISE® é uma poderosa ferramenta empresarial de previsão das compras do setor público e que identifica a posição competitiva das empresas face aos seus concorrentes e potenciais clientes.
O que é/qual é o negócio?
Esta aplicação de muito fácil utilização na internet ajuda as empresas a prever e antecipar as compras de todas entidades púbicas, permitindo identificar em todas as áreas de negócio, quem, como, quando e quanto se vai comprar, e quais os concorrentes que irão participar. Relatórios em real time com o potencial de penetração real por cliente ou produto, com as quotas de mercado fiáveis, ou com as listas de clientes dos concorrentes, são outras das funcionalidades do GOVWISE®.
A tecnologia GOVWISE® nasceu de um projeto tecnológico de previsão de negócios e inteligência de negócio para as equipas de venda das empresas que trabalham com o setor público, permitindo-as concorrerem mais vezes, mais rapidamente, e fecharem mais vendas.
De onde nasceu?
A equipa de gestão fez carreira nas indústrias do comércio eletrónico entre as empresas e o Estado, bem como, na venda de software para as Entidades Públicas na Europa. Conhecendo estes mercados constatou-se que podíamos ter solução para um grande problema.
Mundialmente, em média, 90% dos contratos públicos estão restritos à maioria das PME. Isto é, quase 1 Milhão de Entidades Públicas apenas libertam a informação do que querem comprar a umas poucas empresas. A GOVWISE quer que todas as empresas tenham acesso a todas as compras públicas, conseguindo-o prevendo a Procura, através da recolha de Open Data que as Entidades Públicas tornam disponivel, algoritmos de previsão e Machine Learning. Desta forma, estamos a permitir a todas as empresas conhecerem oportunidades de negócio futuras nas quais, de outra forma, algumas apenas virião a conhecer.
Missão?
Democratizar o acesso das PME à Contratação Pública no mundo. A GOVWISE quer resolver o problema de milhares de biliões de euros de contratos públicos que estão restritos a dezenas de milhões de empresas a nível global.
Financiamento?
Até ao momento, com recurso exclusivo a capitais próprios. Estamos agora focados em arranjar investidor estrangeiro que partilhe da nossa visão e financie o capital de semente que precisamos para dar inicio ao processo de escala.
Promoção?
Fomos uma das startup portuguesas, entre mais de 500, selecionadas para o Web Summit deste ano. E temos vindo a ter presença na imprensa e nas Redes Sociais.
Onde esperam chegar?
Queremos ser uma empresa global. Uma organização que, apesar do seu sempre primordial objectivo de gerar lucro, quer fazer algo de virtuoso pelas pequenas e médias empresas, tornado mais equitativo a competição entre os “pequenos e os grandes”.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Temos objectivos mutio claros, por fases. Planeámos e planeamos muito. Motivando-nos entre nós, e recebendo a confiança de quem nos apoia no nosso plano de negócio, conseguimos sempre avançar e ultrapassar as barreiras até à data.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Os Co-Fundadores têm, entre eles, mais de 18 anos de experiência em funções comerciais e de gestão na indústria de eCommerce entre Empresas e o Estado, e na indústria do Software de Compras para Entidades Públicas, por toda a Europa. Além disso, temos evidências de sermos o primeiro, ou dos primeiros, a querer criar uma nova categoria de negocio.
O que sugerem a quem começa?
Ter solução para um problema, perceber como se vai gerar dinheiro com a ideia, planear, e começar a fazer.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Recebo regularmente conselhos cirúrgicos, principalmente do meu Pai. (Francisco Vaz Figueiredo). É “agora” que se tenta. Se assim não for pode ser tarde demais. (Pedro Marques)
Mais informações em
GOVWISE.