Attentive
Imagine uma aplicação capaz de informar em tempo real sobre tudo o que quer saber sobre empresas: quando estão a recrutar, receberam investimento ou lançaram um produto.
É este fantástico insight que oferece a Attentive, uma startup portuguesa inovadora que foi também a vencedora da última edição do Lisbon Challenge.
O que é/qual é o negócio?
O Attentive é uma ferramenta empresarial que dá informação em tempo real acerca de empresas - quando estas estão a recrutar, receberam investimento ou entraram num novo mercado. A solução é particularmente útil para equipas de vendas estarem informadas acerca dos seus potenciais clientes, por exemplo. Podem ver detalhes adicionais em Attentive.us.
De onde nasceu?
A nossa equipa sempre se debateu como é que as pessoas iriam consumir informação nas próximas décadas - e fomos estruturando a ideia de que 1) a informação teria que vir ter connosco e não o contrário; 2) A informação teria que ser contextual, ou seja, entender com quem vou reunir, a sua importância, etc; 3) Teria de ir aprendendo com o comportamento dos utilizadores para ficar cada vez melhor. Nesta primeira fase, focamo-nos em criar esta ferramenta para o segmento de equipas de vendas por ser mais fácil de medir o seu impacto.
Missão?
Criar um assistente pessoal de informação para cada profissional que lhe dá informação contextual, relevante e que lhe permita tomar as melhores decisões no dia-a-dia.
Financiamento?
Recebemos € 100,000 da Caixa Capital em Janeiro de 2016.
Onde esperam chegar?
Os nossos clientes iniciais estão em mercados anglo-saxónicos, por isso o próximo passo será ter uma presença mais regular nos mesmos, à medida que vamos estruturando e avançando o produto.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Felizmente rodeamo-nos muito cedo de mentores que foram absolutamente determinantes no nosso percurso até hoje. Com a sua ajuda, conseguimos navegar entre as dúvidas iniciais acerca do posicionamento do produto, financiamento, entre outros tópicos.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Do meu ponto de vista o nosso maior ativo é uma equipa muito focada em tecnologia e no produto, com muita experiência e com a qual eu pessoalmente aprendo todos os dias. Só com eles é que temos a garantia que a nossa evolução nos permitirá atingir os objetivos, mesmo que apareçam obstáculos pelo caminho.
O que sugerem a quem começa?
Como referi acima, termos 2-3 pessoas que já passaram pelo que estamos a passar é extremamente importante numa fase inicial. Felizmente, existem vários espaços de incubação e aceleração pelo país que possuem uma rede de mentores, por isso parece-me o caminho mais natural para começar!
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Um muito importante foi que não basta construir um ótimo produto que resolve o problema de alguém, o que em si já é extremamente difícil. São sempre necessárias pessoas para ajudar a gerir a relação com potenciais clientes e aumentar a procura.
Mais informações em Attentive.us.