Baguera
Criada em 2011 por Branca Cuvier, a Baguera é uma empresa dedicada ao fabrico de joalharia de conceito simples, explorando a cultura da moda contemporânea.
O risco transformou-se num sucesso, e hoje a Baguera já começa a conquistar mercado fora da Europa.
O que é/qual é o negócio?
A Baguera é uma marca portuguesa criada em 2011. Baseia-se na cultura da moda contemporânea para criar joalharia divertida com conceitos simples. Explorando formas e cores, tem como objetivo ser cativante e atrativa, tanto para quem usa as peças como para quem as vê. Apesar de cada coleção ter um tema diferente, a qualidade, a moda e o design são uma constante. Visto a marca ter sido criada para toda a gente, cada joia tem produção ilimitada e não existem peças únicas.
De onde nasceu?
Nasceu do facto de querer regressar a Lisboa depois de ter vivido um ano e pouco em Amesterdão e de saber que o nosso país estava em crise, o que iria dificultar as coisas na minha área - body jewellery (a maior parte das vezes são peças não usáveis).
Decidi criar uma marca onde explorava conceitos mais simples e divertidos e onde usava materiais baratos e cores vivas de modo a conseguir alargar o meu mercado. O facto de ter estado a trabalhar cinco anos em body jewellery, onde produzo peças únicas trabalhadas a partir dos meus valores ou crenças, fez também com que nascesse a necessidade de criar um lado meu criativo mais leve e não tão profundo para conseguir o equilíbrio de uma forma mais despretensiosa.
Missão?
O objetivo da marca é trazer ""cor"" à vida das mulheres e muito em breve, à vida dos homens. É fazer com que as pessoas façam um statement através daquilo que usam. Afinal a moda e a joalharia são isso mesmo: uma extensão de nós próprios, onde podemos transmitir aos outros alguns dos nossos valores, interesses, memórias, quase como um cartão de visita.
Financiamento?
Não tive apoios exteriores. A Baguera foi financiada por mim, com as minhas poupanças que eram quase inexistentes naquele momento. Depois acabou por se começar a sustentar a si própria e hoje em dia estou muito contente por não ter recorrido a investidores ou a empréstimos.
Promoção?
Para além das redes sociais, temos um blog no próprio website da marca, enviamos newsletters com as novidades/promoções/coleções da marca e enviamos o press release para a nossa rede de contactos sempre que lançamos novos produtos.
Onde esperam chegar?
O céu é o limite, mas sempre com um pezinho na terra.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Aconteceu duvidar se estaria a fazer o certo, mas foram raras as vezes. Sempre soube que era exatamente esta marca que queria criar. Mas como não sou muito boa a esperar por resultados, senti-me frustrada muitas vezes no primeiro ano. Durante o segundo ano percebi que devia ter tido mais paciência comigo própria, porque os resultados começavam finalmente a ser muito positivos e tendiam a melhorar! O terceiro ano, até agora, tem corrido lindamente e a ascensão é sem duvida a palavra de ordem.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Termos conquistado o mercado fora da Europa, principalmente na Ásia. Ingrediente secreto...não digo!
O que sugerem a quem começa?
Acreditar em si próprio, não ter pressa e saber ouvir conselhos e criticas, assim o negócio vai crescer de um modo mais realista e, afinal, um dos objetivos principais é divertirmo-nos e termos gozo no nosso trabalho.
Mais informações em baguera.eu.