Biodroid
“O que é nacional é bom”, já dizia o anúncio. Todavia, essa é uma asserção que não associamos imediatamente a alguns campos de negócio portugueses. Um deles é a indústria dos jogos e entretenimento, mas a Biodroid é uma das produtoras pronta a galvanizar o meio.
Há menos de um mês a produtora ultrapassou a espantosa barreira de 5 milhões de downloads no mercado iOS e Android, e agora o céu é o limite.
O que é/qual é o negócio?
A Biodroid é uma empresa de entretenimento digital Portuguesa que desenvolve videojogos e aplicações multiplataforma (smartphones, tablets, consolas, SmartTV e PCs em geral), para o mercado global.
De onde nasceu?
A Biodroid foi criada no início de 2007 por dois sócios que tinham como objectivo criar em Portugal uma produtora de formas inovadoras de entretenimento digital ligadas à exploração de propriedades intelectuais fossem elas pessoas reais, personagens de ficção ou marcas.
Missão?
Uma nova visão para o entretenimento digital dos seres humanos…?
Financiamento?
O financiamento tem sido assegurado maioritariamente pelos sócios com algum recurso à banca.
Promoção?
A Biodroid promove os seus produtos a nível global e a nossa maior aposta vai para os principais mercados mundiais de produtos digitais: Estados Unidos, Reino Unido, Australia, Japão e, mais recentemente, Brasil.
Onde esperam chegar?
A nossa aposta para os próximos anos passa por investir mais em Marketing e procurar aumentar a retenção de jogadores nos nossos produtos. Queremos colocar os nossos jogos e aplicações no maior número de plataformas possíveis aumentando com isso o seu mercado potencial.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Na economia digital não há certezas e vivemos sempre à procura da melhor forma de monetizar o que produzimos. Os modelos de negócio do sector das apps e dos jogos sofrem alterações de 6 em 6 meses e é preciso lermos continuamente as tendências do mercado para estarmos preparados e respondermos em tempo útil.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Os ingredientes secretos não são nada secretos: determinação, capacidade de adaptação, paixão, muito trabalho, e por fim, nunca deixar de acreditar nas nossas ideias, conceitos e valor.
O que sugerem a quem começa?
No sector do desenvolvimento de conteúdos digitais, embora tudo possa ser feito de qualquer lugar, é imprescindível viajar e ir a eventos da indústria, eventos de negócios. Sem se conhcer bem, e em primeira mão, o ecosistema onde estão inseridos e as pessoas que são relevantes para as coisas acontecerem, é muito díficil conseguir atingir os objectivos definidos no início do projeto.
Mais informações em biodroid-entertainment.com