Cella


O Cella Bar localizado na Madalena, na ilha do Pico, é um bar & restaurante que veio trazer os Açores (ainda mais) para as bocas do mundo -  o seu desenho arrojado e criativo tem valido várias distinções, incluindo a de Edifício do Ano pela Archdaily.

 

Este é, portanto, um projeto que não deixa ninguém indiferente e onde a arquitetura moderna convive com a paisagem natural da ilha.

 

 

O que é/qual é o negócio?

Em termos de enquadramento formal é claramente um Bar/restaurante, por esta ordem especifica. Se o enquadrarmos na ótica do que pretendemos e sonhámos, é um espaço de animação que convida ao convívio. É um espaço para todos e que a todos deve atrair para fomentar sadios momentos de confraternização, sejam famílias, amigos, trabalho, etc.

 

De onde nasceu?

O CELLA nasce essencialmente de um sonho e de uma necessidade. Para quem vive no Pico é fácil entender que há muito espaço para criar alternativas à oferta existente, que é uma maneira de dizer que há até uma necessidade, tanto na perspetiva de oferta turística como para a população local. Esse acaba por ser um grande desafio, a conciliação de ambas as frentes, ou vontades. Mas indo de encontro ao que motivo a criação do negócio, o espaço nasce para todos e com o intuito de conseguir conciliar população local com turistas, pois sabemos que nem sempre é possível conciliar.

Quanto tivemos de encontrar uma temática de intervenção, não tivemos dúvidas que havia que criar um espaço que homenageasse a paisagem e que de algum modo pudesse tirar partido e valorizasse o vinho dos Açores, especialmente o vinho da Ilha do Pico, não esquecendo nunca o seu enquadramento na junção de duas paisagens distintas, mas completares e que juntas sintetizam algo de extraordinário e que distingue, de certo modo, o Pico das restantes ilhas: falamos do lugar onde a vinha e o trabalho do homem no domínio de um terreno difícil, encontram o mar e a via para as ilhas que logo ali guardam uma vista única. A localização foi um fator decisivo na valorização do que acima referimos. Ali encontramos um local que cremos, ser especial. Estamos na paisagem da vinha (património da humanidade), em cima do mar e com duas ilhas logo em frente. 

 

Missão?

Como referido, a missão é essencialmente contribuir para a melhoria da oferta local de serviços de restauração e animação (turismo e residentes), que possa simultaneamente criar um ambiente necessariamente diferente e para todos. Coisa que nos agrada especialmente é perceber que o CELLA é um local procurado por famílias inteiras, não só apenas para comer, mas também para estar, ouvir música, tomar um copo de vinho ou um chá apenas. Acima de tudo, inspira a um ambiente salutar onde gerações  diferentes se encontram e partilham convívios semelhantes. Sabemos que atualmente é difícil encontrar pais no mesmo local que os filhos, em ambiente noturno, por exemplo. Mas ali, é frequente.

Também, deve ser referido que a ilha do Pico, como um dos destinos turísticos dos Açores mais especial, pelo nível do turista que nos procura, precisa (e há ainda muito espaço para este tipo de investimento) de incrementar a qualidade da oferta de serviços ao turismo. Queríamos que o turista recordasse tudo o que o rodeia da sua estada no Pico, mas também lembrasse locais especiais que de algum modo marcassem as memórias. Trabalhamos para que o CELLA seja um desses locais. Estamos  satisfeitos, cumprimos uma missão e continuaremos a colocar os objetivos sempre mais à frente para que a progressão seja sempre constante.

 

Financiamento?

Este projeto foi financiado com capitais próprios, em parte, tendo tido, na sequência de uma candidatura apresentada para efeito, aos programas regionais de incentivo ao investimento, comparticipação pública (FEDER e Orçamento Regional 

 

Onde esperam chegar?

À concretização efetivos dos objetivos iniciais, designadamente ter um espaço de referência que seja reconhecido por tudo o que pode oferecer: um ambiente diferente e acolhedor, uma gastronomia apetecível e vinhos de qualidade. Também esperamos que o Cella possa contribuir efetivamente para a promoção do destino Açores e em especial do Pico e do Triangulo. Mas claro que nos negócios, seja qual for a área de atividade, a evolução deve ser constante, como a utopia, pelo que esperamos chegar sempre ao horizonte.

 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Partimos para o projeto com muita segurança no que nos propúnhamos alcançar. Sinal disso é o investimento que, per si, só poderia existir com a certeza de que o projeto seria vencedor. Contudo, rodeamo-nos de profissionais adequados a cada função, com crédito pronunciado nas suas áreas de atividade exatamente para melhor garantir o sucesso do projeto. As incertezas iniciais incidiram de grosso modo, em questões de opção técnica ou estética, ou até em questões de prazos. Enfim, sem querer parecer presunçosamente seguros, a verdade é que sempre foi grande a crença no projeto. A nossa verdadeira preocupação era apenas o percurso para lá chegar, nomeadamente com as questões burocráticas que neste projeto foram significativas

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

É difícil eleger um trunfo ou um ingrediente. O projeto e o seu alcance, em menos de meio ano de exploração, têm por base diversas circunstâncias que reunidas o permitiram. Claro que nunca poderemos contornar a localização do projeto, com uma vista fabulosa, um projeto de arquitetura que fala por si, enfim, são apenas dois dos ingredientes que deram ao cella a imagem de que hoje goza. Mas devemos ser cautelosos em relação a tudo o que está a acontecer. O nosso enfoque continua a estar na satisfação das espectativas e/ou, pelo menos, proporcionar uma experiência francamente positiva.

 

O que sugerem a quem começa?

Os sonhos devem ser conscientes e seguros na sua execução, mas acreditar é essencial. Durante o processo, é determinante que nos façamos rodear das pessoas certas e dos apoios corretos. Não devemos seguir sugestões inconscientes ou cair no erro de simplesmente achar que temos uma ideia na mão. Essa ideia ou intenção de negócio deve sempre ter por base um conhecimento concreto da realidade que envolve ou envolverá o projeto e conhecimentos técnicos mínimos.  

 

Mais informações na Página de Facebook do Cella Bar.

 

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais