A Escola do Gelado
A Escola do Gelado é uma escola vocacionada para a formação de geladeiros, que pretendam aprender a produzir o verdadeiro gelado artesanal italiano. Dirigida a profissionais, empreendedores ou simplesmente amantes desta delícia, A Escola do Gelado compromete-se a ensinar, através da partilha de saber de profissionais altamente qualificados, as melhores e mais modernas técnicas e procedimentos para o fabrico de gelado artesanal.
O que é/qual é o negócio?
A Escola do Gelado é uma escola vocacionada para a formação de geladeiros, profissionais ou empreendedores, que pretendam aprender a produzir o verdadeiro gelado artesanal italiano e tirar partido desse conhecimento para alavancar os seus negócios ou explorar novas oportunidades.
De onde nasceu?
Na verdade desde cedo que lido com equipamentos para gelatarias e street food, tendo em conta que integro um negócio familiar na área. Já há alguns anos que vinha a ponderar aplicar algum do conhecimento que fui adquirindo ao longo do tempo e em resultado das viagens que fui realizando a Itália num projeto que pudesse contribuir para o desenvolvimento do setor em Portugal.
Por outro lado, sempre contactei de perto com comerciantes do setor da restauração e cafetaria. São, sem dúvida, setores altamente dinâmicos em que o know how e a diferenciação são elementares e nos quais as pessoas têm constantemente interesse em desenvolver o seu negócio. Felizmente as gelatarias artesanais ainda se apresentam como projetos viáveis de implementação, desde que apostem em qualidade e inovação, claro. Assim nasceu A Escola do Gelado, uma escola que ensina a produzir o verdadeiro gelado artesanal italiano de uma forma simples, biológica e de qualidade.
Missão?
A Escola do Gelado pretende ensinar, através da partilha de saber de profissionais altamente qualificados, as melhores e mais modernas técnicas e procedimentos para o fabrico de gelado artesanal.
Financiamento?
Recorremos apenas a capital próprio, mas admito que contamos com o apoio de três importantes parceiros que foi tão, ou ainda mais, importante que qualquer capital: a FCC Equipamentos Hoteleiros, que nos disponibiliza o espaço e nos fornece vários equipamentos para o decorrer das sessões de formação; a Frigomato, que nos disponibiliza os equipamentos de produção de gelado; e, como não podia deixar de ser, a Gelato Professional School de Itália, que certifica toda a nossa formação.
Promoção?
Na nossa comunicação procuramos atingir profissionais, empreendedores ou simplesmente “amantes” da arte, como lhes costumamos chamar, ou seja, no fundo pessoas que possam ter interesse em adquirir conhecimento na produção de gelado artesanal para serem capazes de o produzir de uma forma autónoma. Nesse sentido, temos apostado em comunicação online e offline, sobretudo no norte do país. As redes sociais e as participações em TV têm sido um importante pilar da comunicação da marca e na angariação de interessados.
Onde esperam chegar?
O caminho até aqui já tem sido para mim um sucesso! Em pouco mais de um ano A Escola do Gelado já conta com 4 Edições do Curso de Gelado Artesanal, com quatro níveis de formação em cada – curso de iniciados, intermédios, avançados e ainda cursos personalizados – com as vagas sempre esgotadas. Começamos recentemente a experimentar formações mais curtas, mas mais regulares, uma vez que o mercado estava constantemente a demonstrar interesse e começou a tornar-se complicado pedir às pessoas para aguardar a próxima edição que só chegava após alguns meses. Penso que o objetivo passará por desenvolver este novo formato de aulas mas também chegar a novas zonas do país! Já temos formandos a vir de Lisboa para aprender n’A Escola do Gelado.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Não posso chamar-lhe incerteza uma vez que este projeto sempre foi bem pensado, calculado e os contactos e oportunidades eram muitas. Agora, admito sim ter sentido algum receio, logo na 1ª edição do curso de gelado artesanal, de não conseguir esgotar todas as vagas. Em contrapartida tive de apostar um pouco mais na divulgação d’A Escola e do curso, mas felizmente, valeu a pena.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Paixão, sem dúvida. Somos verdadeiramente apaixonados pelo fabrico de gelado artesanal – o verdadeiro, claro! E procuramos sempre incutir paixão nos nossos formandos. Um gelado feito por um geladeiro apaixonado pela sua profissão é bem mais saboroso.
O que sugerem a quem começa?
Em primento lugar devem ter certeza que é o negócio do gelado que querem abraçar, pois só se vão conseguir apaixonar por algo que desejem. E, em segundo, contactar A Escola do Gelado! Digo isto apenas porque nós não nos limitamos a ensinar a produzir gelado, felizmente para muitos empreendedores da área, já detemos uma rede de parceiros capaz de ajudar qualquer pessoa a montar o seu negócio.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Que a experiência não se copia. Disseram-mo ainda era eu jovem mas continua a orientar as minhas decisões profissionais. Hoje em dia não faltam conceitos novos no setor da restauração e cafetaria, poucos deles inovadores e diferentes, e muitos deles iguais a outros tantos. Naturalmente que nem todos eles sobreviverão porque lhes vai faltar a experiência e o conhecimento de mercado e de produto. Copiar é o mais fácil, mas construir algo sólido, com conhecimento, é o mais recompensador.
Mais informações em aescoladogelado.pt.