Gumelo


Depois de dois anos a matutar sobre um artigo científico que tinha lido, João Cavaleiro – microbiologista de formação – resolveu deixar o seu emprego para apostar num sonho e usar algo geralmente considerado desperdício para fazer crescer um alimento de valor acrescentado: criar cogumelos em borra de café.

 

Assim nasceu a Gumelo, com a ajuda de Rui Apolinário (formado em ciências farmacêuticas) e Tiago Marques (designer).

 

Quanto às estrelas da companhia – os cogumelos – essas são amigas do ambiente, caseiras e deliciosas no prato.

 

 


O que é/qual é o negócio?
Gumelo é um projeto que procura formas alternativas e sustentáveis para produção de cogumelos. O primeiro produto, o Eco Gumelo, é o cogumelo pronto-a-crescer, uma forma ecológica, fácil e divertida de produzir cogumelos em casa. Ecológico porque o seu substrato é composto exclusivamente por borra de café, o que permite transformar o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo. A experiência é muito fácil e divertida porque requer apenas um minuto de atenção diária e quando surgem os cogumelos, crescem da noite para o dia! Para além disto, os cogumelos produzidos são muito saborosos, porque são um alimento biológico e gourmet genuíno, sem quaisquer conservantes nem aditivos.

 

De onde nasceu?
Este projeto nasceu em Almeirim, quando o biólogo João Cavaleiro teve acesso a um estudo científico que demonstrava que podem ser utilizados subprodutos de café na produção de cogumelos. O interesse que sempre teve pela micologia e pelos cogumelos levou-o a desenvolver uma forma estável de produzir cogumelos a partir de borra de café. Mais tarde os seus amigos de infância, Tiago Marques (designer) e Rui Apolinário (farmacêutico) viriam a juntar-se a este projeto colaborando na criação da marca, da estratégia de comunicação e de um modelo de negócio sustentável.

 

Missão?
A missão da Gumelo reparte-se em três áreas principais: a ecologia, a saúde e a educação. A ecologia é um dos pilares da Gumelo, tanto na vertente de proteção ambiental como na conservação da biodiversidade. Potenciar a produção de um alimento e reduzir o impacto ambiental de um resíduo em simultâneo? Sim, se faz favor.
A saúde é para nós uma preocupação central, e os cogumelos não surgiram por acaso. São um alimento altamente nutritivo, rico em proteínas, aminoácidos e com poucas calorias. Quando falamos de educação, falamos essencialmente de sensibilização para a sustentabilidade ecológica, reduzindo a nossa pegada ambiental através da reutilização, e cultivando um estilo de vida saudável.

 

Financiamento?
Apesar de termos procurado soluções de financiamento, encontrámos alguma resistência e concluímos, pela nossa experiência, que muitas vezes o chamado ""capital de risco"" tem tanto medo do risco como qualquer pessoa. Acabámos por montar a empresa com recurso a capitais próprios, através de muita contenção de custos, da reutilização de materiais, espaços e equipamentos, mas essencialmente com muita criatividade.

 

Promoção?
A nossa principal estratégia de promoção do produto tem passado pelos meios de comunicação online. A nossa presença nas redes sociais e em diversos media online fizeram com que o produto chegasse a cada vez mais pessoas. O Eco Gumelo suscita muita curiosidade, o que levou a que estivéssemos presentes em alguns programas de televisão e em alguns media impressos, ajudando bastante na promoção dos nossos produtos.

 

Onde esperam chegar?
A Gumelo começou como um projeto local numa perspetiva de presença nacional. Hoje já contamos com mais de 35 pontos de venda em Portugal Continental, para além da nossa loja online. Também estamos presentes em 4 lojas na Bélgica e tencionamos, ao longo deste ano, entrar no mercado espanhol e francês.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muita naturalidade. Desde o momento em que se tem uma ideia até vê-la concretizada num negócio passa-se por um verdadeiro carrossel emocional, com altos e baixos, entre momentos de otimismo, euforia e momentos de pessimismo e angústia. Felizmente existem hoje muitas publicações que nos ajudam a perceber o processo mental e emocional que estão associados ao empreendedorismo. Esse tipo de ajuda foi essencial para nós.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Amizade. A Gumelo não é um somatório de talentos e competências mas uma vontade de fazer que começa na nossa amizade, que existe desde a nossa infância. Acreditamos que essa é a nossa arma secreta.

 

O que sugerem a quem começa?
Muito realismo, muita objetividade. O sonho é importante e necessário, assim como o otimismo, mas a objetividade de um plano de negócios bem elaborado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
É preferível fazer o possível na altura certa do que fazer perfeito fora de tempo.

 


Mais informações em gumelo.com.


 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais