HouzGuide
A Airbnb é atualmente uma das formas de alojamento turistico mais populares e a HouzGuide nasce para melhorar a experiência dos seus hóspedes ao criar um guia digital das casas, facilitando o acesso à informação disponível e permitindo uma escolha mais personalizada.

O que é/qual é o negócio?
A HouzGuide permite a hosts de Airbnb criar um guia digital das suas casas, baseado em QR codes. Pretende-se assim melhorar a experiência do hóspede, para que consiga usufruir de toda a potencialidade da casa de uma forma simples e com toda a informação ao seu dispor.
Quem já passou pela experiência de arrendar a sua casa na Airbnb já teve de certeza o seu hóspede a telefonar e perguntar como se usa a máquina de café, como utilizar a máquina de café, como utilizar a televisão ou qualquer outra questão.
Para evitar qualquer desconforto para o hóspede, através da Houzguide o host pode criar um guia da casa com várias instruções dos diversos pontos da casa ou equipamentos. Associado aos items do guia o host pode imprimir um QR code gerado pela Houzguide que é depois colado junto do equipamento em questão.
O hóspede apenas necessita de utilizar a app da Houzguide sobre o QR code e é apresentada a respectiva informação.
De onde nasceu?
A ideia surgiu numa edição da BTL, durante uma troca de ideias sobre como melhorar a experiência dos hóspedes. O problema em causa já tinha sido vivido por nós enquanto hóspedes e também vivido na outra vertente, enquanto hosts de Airbnb. A partir desse ponto de debate começou a desenhar-se uma solução que originou a Houzguide.
Missão?
A nossa missão é conseguir propocionar uma melhor experiência para hóspedes e hosts.
Financiamento?
Investimento privado com participação dos sócios.
Promoção?
Além da divulgação online, realizamos a nossa promoção através do contacto directo com entidades que exploram short term rentals e também através da presença em eventos, como foi o nosso caso na ultima edição do WebSummit.
Onde esperam chegar?
Até ao final de 2018 esperamos atingir a meta de utilização em cerca de 1000 short term rentals em Portugal e aumentar depois o nível de crescimento. Numa fase mais futura pretendemos ser uma aplicação padrão associada a qualquer short term rental.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Não sendo a nossa primeira ideia de negócio, utilizámos um método que nos começa a ser familiar. Começámos por estudar a actividade em questão, analisámos as alternativas, testamos cenários e quando a ideia estava sólida e existia já um conjunto de potenciais interessados, passámos à criação de um MVP e seguimos para o mercado.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso conhecimento na área de short term rentals é o nosso maior trunfo, uma vez que permite-nos ter uma visão precisa do produto necessário.
O que sugerem a quem começa?
Arrisca.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não é necessário procurar a perfeição e a complexidade, mas sim a elegância da simplicidade.
Mais informações em Houzguide.