IZIRepair
HTML Editor - Full Version
A IZIRepair é um marketplace de manutenção e reparação automóvel, que permite simular preços de oficinas em tempo real e adjudicar esses mesmos serviços. Adicionalmente, todas as oficinas presentes na IZIRepair fornecem um serviço de recolha e entrega das viaturas dos clientes.
Esta combinação de características permite que os clientes não percam tempo, nem dinheiro com as habituais deslocações à oficina e que tenham preços assegurados antes do trabalho ser realizado.
O que é/qual é o negócio?
A IZIRepair é uma plataforma de manutenção e reparação automóvel, que permite simular preços de oficinas em tempo real e adjudicar esses mesmos serviços, com total transparência. Adicionalmente, todas as oficinas presentes na IZIRepair fornecem um serviço de recolha e entrega das viaturas dos clientes.
De onde nasceu?
Como potencial cliente de oficinas, percebi que não tinha tempo para visitá-las, nem tinha referências de nenhuma na zona para onde me tinha mudado há pouco tempo.
Assim, identificaram-se duas necessidades para o automobilista: o tempo para ir à oficina e referências de confiança. A partir daí, comecei a estudar o que se fazia em Portugal nesse sentido e descobri, que à exceção de algumas empresas relacionadas com mobilidade e algumas oficinas locais, não existia uma resposta standard para estas duas necessidades.
Missão?
Libertar os automobilistas dos inconvenientes associados a levar o carro à oficina, com orçamentação transparente e com um atendimento rápido e de excelência.
Financiamento?
Até ao momento capitais próprios e uma pequena linha de financiamento.
Promoção?
Sobretudo através de marketing digital (social media, google adwords, email marketing), mas também com algumas parcerias com empresas/associações de trabalhadores (ex: Clube Millennium BCP, Vantagens éPT, etc.). E, claro, bastante word of mouth.
Onde esperam chegar?
Queremos ser a maior plataforma oficinal da Europa, a longo prazo.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Ainda lidamos com a incerteza. Naturalmente que as barreiras iniciais e os problemas associados à modelização do negócio vão sendo ultrapassados, a confiança no sucesso da empresa vai ganhando bases mais sólidas. O importante é qualquer empreendedor ter consciência que o fracasso pode ser uma realidade e qual o máximo que estão dispostos a perder (tempo, dinheiro, etc.). Se tiver isso em mente, com limites bem definidos, fica com a mente liberta para se focar no mais importante: testar a implementação do negócio e tentar crescer a partir dos resultados alcançados.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O foco no cliente, a transparência no decorrer de todo o processo e a consciência que se queremos uma boa resposta das oficinas parceiras, também temos que as tratar com toda a atenção e ponderar sobre o seu feedback.
O que sugerem a quem começa?
Aquilo que hoje todos os livros e gurus dizem sobre startups: ser rápido a construir um MVP (mesmo o mais minimalista possível, só com o core do que querem oferecer ao mercado) e testar com clientes reais, aproveitando o seu feedback para perceber se há viabilidade e então investir mais algum tempo e esforço numa segunda fase do produto/serviço.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não foi um conselho direto, mas li uma vez, algures: “A cultura organizacional come a estratégia ao pequeno almoço.”
Mais informações em izirepair.pt.